NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá distribui kit de uniformes escolares em 2015
PRÓXIMA NOTÍCIA
SESI-SP Mix Cultural aproxima obras e artistas do público de Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/05/2015 | Cidade
Defesa Civil de Mauá antecipa preparativos para Operação Verão 2015
Defesa Civil de Mauá antecipa preparativos para Operação Verão 2015 O equipamento irá aprimorar o monitoramento de encostas em áreas de risco. Crédito: Evandro Oliveira/PMM
O equipamento irá aprimorar o monitoramento de encostas em áreas de risco. Crédito: Evandro Oliveira/PMM
Uma Estação Total Robotizada será instalada e contribuirá nas ações de prevenção aprimorando o monitoramento de encostas em áreas de risco

Mauá em breve terá uma Estação Total Robotizada, fornecida pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e da Tecnologia, por meio de convênio com a Prefeitura. O equipamento aprimora o monitoramento de encostas em áreas de risco.

Com o uso da Estação é possível identificar movimentos de massa de terra com antecedência de até três dias. O monitoramento possibilitado pela Estação envolve as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e do próprio Cemaden. A instalação agora depende do Centro e deverá acontecer em área de risco do Jardim Zaíra, local indicado pelos técnicos da Defesa Civil devido às características topográficas do território. Uma segunda estação está prevista, mas sem data definida, devendo ser implantada na área do Jardim Rosina/Oratório.

A Estação Total Robotizada vai fará parte das ações do plano preventivo de defesa civil 2015/2016, que vai integrar os trabalhos das secretarias municipais e estratégias de atendimento. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Sergio Moraes, para ajudar nas ações preventivas no período de fortes chuvas “também serão instaladas sirenes de emergência e monitoramento de câmeras nas áreas de risco, além do fato dos piscinões terem sido limpos recentemente.”

Moraes considera que "a Operação Verão 2014/2015 pode ser considerada bem sucedida porque, devido às ações preventivas, o resultado foi a rapidez no atendimento das ocorrências." Segundo balanço da Defesa Civil, entre 01/12/2014 e 15/04/2015, foram registrados 23 deslizamentos sem vítimas, cinco alagamentos, 63 quedas de árvores, 88 interdições de moradias em risco e 67 demolições preventivas.

Os técnicos do órgão realizam palestras durante o ano todo em diversos locais da cidade e segmentos da sociedade civil, explicando como prevenir e atender situações de risco, além de detalhar as funções e a rotina das equipes de Defesa Civil. Nesta última quinta-feira (14), estiveram na sede mauaense do Serviço Nacional da Indústria (Senai), conversando com alunos do período matutino, vespertino e noturno.

A cidade de Mauá registrou 600 mm de chuva no verão 2014/2015, sendo que 2013/2014 registrou 640 mm.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.