NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá vira sede de projeto social que irá contemplar 90 adolescentes
PRÓXIMA NOTÍCIA
Germano Mathias faz Show de Samba no SESI Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/05/2015 | Cidade
Ações de conscientização marcam Maio Amarelo em Mauá
Ações de conscientização marcam Maio Amarelo em Mauá Equipe vai às ruas para conscientizar pedestres e motoristas. Crédito: Roberto Mourão/PMM
Equipe vai às ruas para conscientizar pedestres e motoristas. Crédito: Roberto Mourão/PMM
Equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana estarão nas ruas da cidade até o fim do mês conscientizando pedestres e motoristas

Nesta quarta-feira (20) começam as ações externas de conscientização do Maio Amarelo – Atenção pela Vida. Coordenada pela Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Mauá, entidades e iniciativa privada, a ação coloca em pauta o tema segurança viária, e aborda a questão do trânsito em diferentes esferas. Nas primeiras semanas do mês as ações do Maio Amarelo se concentraram em atividades educativas inseridas no programa Mauá Cidade que Avança, e agora a equipe da secretaria vai às ruas de vários bairros para intensificar os trabalhos.

Maio foi escolhido por coincidir com algumas comemorações, como a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, a Semana Global das Nações Unidas sobre Segurança no Trânsito e o lançamento da Década de Ação pela Segurança no Trânsito. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização bem-sucedida adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama (outubro rosa), ao de próstata (novembro azul), e até mesmo às campanhas de conscientização contra o vírus HIV, a mais consolidada nacional e internacionalmente.

A escolha do laço amarelo tem o objetivo de ressaltar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

As ações do Maio Amarelo em Mauá são voltadas para a paz no trânsito. A ideia é conscientizar as pessoas para que tenham um pouco menos de agressividade e isso envolve a todos: motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas. Esta é a segunda vez que o “Maio Amarelo” ocorre em Mauá, e o movimento pretende envolver a comunidade em geral. Estão previstos pedágios de abordagem aos motoristas e pedestres, blitz e bafômetro educativos, abordagem de alunos para travessia seguro e atividades educativas em tendas da Prefeitura.

A frota de veículos em Mauá cresceu muito nas últimas décadas; são 194.957 unidades, de acordo com os dados do DENATRAN de 2014. A cidade registrou, também em 2014, 269.639 infrações de trânsito.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.