NOTÍCIA ANTERIOR
TJ-SP inicia homologação dos acordos para pagamento de dívidas
PRÓXIMA NOTÍCIA
PSDB diz ter acordo para ocupar vice de Atila Jacomussi em 2016
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/05/2015 | Cidade
Mauá sai na frente com primeiro Arquivo Municipal da região
Mauá sai na frente com primeiro Arquivo Municipal da região Mauá sai na frente ao oferecer o primeiro equipamento estruturado para atendimento direto ao público. Crédito: Roberto Mourão
Mauá sai na frente ao oferecer o primeiro equipamento estruturado para atendimento direto ao público. Crédito: Roberto Mourão
Equipamento inaugurado na tarde da quinta (30) é referência na preservação de documentos que retratam trajetória histórica da cidade

Na tarde desta quinta-feira (30), a Prefeitura de Mauá inaugurou o novo Arquivo Público Municipal com a presença do prefeito Donisete Braga, de secretários de governo, vereadores, executivos públicos de outras cidades da região e do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, além de representante do Arquivo Público do Estado de São Paulo. O novo Arquivo está localizado na Avenida Cineasta Glauber Rocha, 4.000, em espaço pertencente ao próprio município e que integra o Almoxarifado Central, mais especificamente em espaço que já acolheu depósito da Secretaria de Saúde. Com a novidade, Mauá sai na frente dos demais municípios da região ao oferecer o primeiro equipamento estruturado para atendimento direto ao público.

"Estamos imortalizando uma histórica de seis décadas de emancipação político-administrativa. Trata-se de um marco de transparência em acordo, inclusive, com a Lei de Acesso à Informação. Com novas instalações, mais amplas e apropriadas, o Arquivo Municipal terá condições de atingir a meta de levantar documentos históricos e administrativos cinco dias após a solicitação da população", destacou o prefeito Donisete Braga.

"Hoje é um dia especial, pois atingimos o objetivo de alocar o Arquivo Municipal em área mais apropriada", afirmou a secretária de Administração, Eliana Henrique da Silva, em referência ao local anterior, no subsolo do prédio do Paço Municipal.

"É uma satisfação enorme ver o resultado do empenho dos funcionários do setor com o devido apoio da alta direção da Prefeitura. As futuras gerações vão usufruir do passo que está sendo dado agora. Arquivo Municipal é peça estratégica da Administração Pública", ressaltou o representante do Arquivo Municipal do Estado de São Paulo, Marcelo Chaves.

Estrutura - O novo Arquivo Municipal tem 420 metros quadrados. Para otimizar a utilização do espaço, foram instaladas prateleiras de aço com seis metros de altura, acessíveis por meio de mezanino. Tudo para alojar com organização, segurança e praticidade cerca de 500 mil processos referentes a 60 anos de história. Entre as raridades, podem ser encontrados processos relativos a alvarás de construção e de loteamentos originados na década de 50.

O investimento no Arquivo Central foi o mais reduzido possível. E não apenas porque foi instalado em área própria. A reforma do espaço foi realizada pela Secretaria de Serviços Urbanos. "Foram investidos R$ 480 em aquisição da estanteria de aço", explica Eliana Henrique.

A instalação do Novo Arquivo Municipal trouxe ainda a qualificação do entorno. Um muro frontal foi retirado e, em seu lugar, foram instalados gradis. Além disso, foi criada uma praça pública por meio do tratamento paisagístico de terreno anexo. Ao lado do Arquivo Municipal está localizado o prédio que abrigará o Poupatempo de Mauá.

O Arquivo Municipal inicia atendimento direto ao público na próxima quarta-feira (6).

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.