NOTÍCIA ANTERIOR
Próximos dias terão máximas entre 20 e 22 graus
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sistema Cantareira cai de 19,9% para 19,8%
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/04/2015 | Geral
Sistema Cantareira recebe apenas metade da chuva esperada em abril
Foram 45,3 mm de precipitação, 50,4% da média histórica de 89,8 mm.

Cantareira teve nova queda nesta quinta, assim como o Guarapiranga.


O nível de água dos reservatórios do Sistema Cantareira caiu nesta quinta-feira (30), segundo boletim divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). As represas agora operam com 19,9% da capacidade, 0,1 ponto percentual menos do que tinham ontem.

Trata-se da segunda queda nos últimos dias, após quase três meses em que o sistema não perdia água. A última queda havia sido no dia 1º de fevereiro.

Um dos motivos para a piora de desempenho é a chuva registrada em abril, de apenas 45,3 mm - apenas 50,4% do esperado para o mês. A precipitação foi bem menor do que a registrada em fevereiro e março (322,4 mm e 206,5 mm), quantidades acimas das médias históricas no Cantareira.

O Cantareira abastece 5,4 milhões de consumidores na capital e região metropolitana e vive situação crítica, já que apenas a segunda cota do volume morto foi recuperada.

Entre os demais manancias que abastecem a região metropolitana, o Guarapiranga também teve queda de nível nesta quinta. Rio Grande, Alto Tietê e Alto Cotia mantiveram seus níveis, enquanto que o sistema Rio Claro subiu.

Índices
O índice de 19,9% divulgado pela Sabesb considera o cálculo feito com base na divisão do volume armazenado pelo volume útil de água.

Após ação do Ministério Público, aceita pela Justiça, no entanto, a Sabesp passou a divulgar outros dois índices para o Sistema Cantareira.

O segundo índice leva em consideração a conta do volume armazenado pelo volume total de água do Cantareira. Nesta quinta, o índice é 15,5%

O terceiro índice leva em consideração o volume armazenado menos o volume da reserva técnica pelo volume útil. Nesta quinta, o índice é de -9,3%.

Por Márcio Pinho - G1 São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.