NOTÍCIA ANTERIOR
Projeto Drenar prejudica lojas da Jurubatuba
PRÓXIMA NOTÍCIA
Bancos não funcionam na terça-feira, devido ao feriado de Tiradentes
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/04/2015 | Setecidades
Pacientes e caiaques tomam a Billings
Pacientes e caiaques tomam a Billings Foto: Andréa Iseki/DGABC
Foto: Andréa Iseki/DGABC
O Parque Estoril, em São Bernardo, recebeu na manhã de ontem a segunda edição do Circuito de Remadas Competitivas, organizado pelo projeto Remando para a Vida. O evento reuniu cerca de 70 pessoas, entre pacientes e familiares.

Muito animados, os competidores se apresentaram e, embalados pela música Metamorfose Ambulante, de Raul Seixas, iniciaram as atividades. A disputa foi dividida entre três categorias : K1 (um tripulante no caiaque), K2 (dois tripulantes) e Stand Up Paddle.

Vencer não era o principal objetivo. Os assistidos esforçaram-se ao máximo e o maior troféu foi superar dificuldades e celebrar a vida saudável.

Para o coordenador da ação, Ricardo Augusto da Costa, o projeto, que em três anos atendeu em torno de 800 pessoas, tem diferenciais capazes de transformar a vida dos pacientes. “O tratamento ao ar livre e o contato com a natureza fazem com que se atinjam resultados imediatos.”

Ele conta que se cria vínculo entre os pacientes, a equipe e o meio ambiente. “Realizamos também atividade chamada Clean Up, que visa despoluir a represa. Em um ano e meio, retiramos cinco toneladas de lixo das águas.”

O projeto foi reconhecido pelo Ministério Público como referência, atende pessoas com todos os tipos de transtornos mentais e ainda dependentes químicos. Aqueles que destacam-se viram monitores.

A música de Raul Seixas cantada pelos pacientes traduz os efeitos que o tratamento trouxe à vida de muitos deles. Edenaldo Araújo, 46 anos, conta que a luta contra os vícios pode ser vencida e que hoje vive muito melhor. “Quando se pratica essas atividade, é como se todas as substâncias químicas fossem eliminadas do corpo.”

Ele afirma também que houve melhora no relacionamento com as pessoas ao seu redor. “Estar em contato com a natureza só traz benefícios. Tudo fica mais leve e não temos a sensação de estarmos presos dentro de uma sala de reunião.”

Assistido pelo Remando para a Vida desde o primeiro encontro, o hoje dono de um lava-rápido João Marcelo Tavares Lins, 41, contou à equipe do Diário um pouco da trajetória de sua vida. “Fui internado em clínicas de reabilitação sete vezes, em uma delas fiquei mais de um ano. Posso afirmar com toda certeza que este projeto é diferente.” Ele diz que desde que passou a frequentar as atividades do programa largou as drogas. “Hoje estou limpo, tenho meu próprio negócio e nunca mais senti falta de substâncias químicas. É uma nova oportunidade que Deus me deu.”

Por Nelson Donato - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.