NOTÍCIA ANTERIOR
Sardinha e tilápia são opções para a semana
PRÓXIMA NOTÍCIA
A partir de hoje, empresas só podem pedir seguro-desemprego pela web
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/04/2015 | Economia
Venda da Pirelli não afetará fábricas no Brasil
Venda da Pirelli não afetará fábricas no Brasil Vice prefeita esteve reunida com representantes da fabricante italiana de pneus. Foto: Amanda Perobelli.
Vice prefeita esteve reunida com representantes da fabricante italiana de pneus. Foto: Amanda Perobelli.
Investimentos previstos para Santo André serão mantidos

O anúncio da venda de parte das ações da Pirelli à ChemChina (China National Chemical Corp) na semana passada surpreendeu a todos e causou preocupação ao trabalhadores. Por isso, os representantes da fabricante de pneus estiveram com a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Santo André, Oswana Fameli, nesta terça-feira (31/03) para esclarecer que não haverá mudanças ou fechamento de unidades, como a do município.

O processo de aquisição de 26% das ações pela estatal ChemChina foi anunciado no dia 22 de março, mas o negócio ainda não foi concretizado, pois faltam algumas aprovações de órgãos europeus. O diretor de Assuntos Corporativos da Pirelli, Mario Batista, esteve com Oswana e afirmou que o acordo com os chineses não impactará nos empregos e que os investimentos previstos para o Brasil estão mantidos. Ao contrário, Batista assegurou que a ChemChina é uma oportunidade para a companhia ampliar e entrar e conquistar o mercado asiático"

A companhia italiana é uma das principais empresas instaladas em Santo André. Nesta planta são fabricados principalmente pneus para máquinas agrícolas e caminhões e abriga o segundo maior centro de desenvolvimento de tecnologia da marca.

A Pirelli é a quinta maior fabricante de pneus no mundo. No Brasil possui quatro unidades, como a de Santo André que está em operação há 85 anos e emprega 2.500 funcionários.

“A preocupação da Prefeitura surgiu diante de tantos rumores que foram levantados, inclusive de possibilidade de fechamento da fábrica. Acompanharemos essa transição, porém estamos cientes que não é o intuito da empresa demitir ou fechar fábricas. Caso isto seja uma possibilidade no futuro estudaremos ações para evitar a perda de mais um fábrica”, disse a vice-prefeita.

De acordo com Oswana, o representante da empresa afirmou que os planos da Pirelli estão mantidos para Santo André, assim como os investimentos de R$ 250 milhões previstos para os próximos três anos.

O anúncio da venda assombrou o chão de fábrica na última semana. Isto porque as vendas diminuíram diante das dificuldades que o setor automotivo enfrenta e da proximidade das negociações da campanha salarial dos borracheiros que se aproxima.

“De fato o mercado interno está com problemas e isso influencia nos resultados da empresa aqui. Porém, os rumores de lay off (suspensão temporária do contrato de trabalho de funcionáriose) e de demissões não estão associados com a venda para a estatal chinesa, e sim por conta do cenário de queda na produção. Mesmo assim, Batista descartou a possibilidade de adotar uma das duas medidas nesta planta”, afirmou Oswana.

Os representantes da Pirelli não atenderam a imprensa após a reunião. “Não estamos mais nos posicionando sobre o tema da venda”, Marco Cortenabis, chefe de relações com a imprensa da empresa.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.