NOTÍCIA ANTERIOR
Vaticano recebe primeira família de refugiados sírios
PRÓXIMA NOTÍCIA
Dólar opera em alta e passa de R$ 4
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/09/2015 | Internacional
4,7 mil migrantes são resgatados perto de costa líbia, diz agência
Refugiados de várias nacionalidades que tentavam cruzar Mediterrâneo. Em uma das embarcações, foi encontrado o corpo de uma mulher síria.

Cerca de 4,7 mil migrantes foram resgatados perto do litoral da Líbia neste sábado (19) enquanto tentavam chegar à Europa, mas uma mulher foi encontrada morta, informou a guarda-costeira da Itália segundo a agência Reuters.

A guarda-costeira disse em um comunicado que havia coordenado 20 operações de resgate envolvendo várias embarcações, resgatando pelo menos 4.343 migrantes a bordo de botes infláveis e barcaças, informou a Reuters.

Em um dos botes, com 137 pessoas a bordo, o corpo de uma mulher foi encontrado, disse a guarda-costeira, sem fornecer mais detalhes sobre a possível causa da morte.

Outras 335 pessoas foram recolhidas como parte de uma missão de resgate coordenada pela Grécia e estavam sendo encaminhadas para um porto na Itália.

Uma das operações era liderada pela organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), segundo a AFP, e resgatou mais de 750 pessoas a bordo de três embarcações, a menos de 40 milhas náuticas (75 km) da costa da Líbia. A MSF de Beirute já havia anunciado o resgate de 776 pessoas.

"Há várias nacionalidades. Felizmente, todos estão em boas condições de saúde", disse mais cedo à AFP o porta-voz da MSF, Sami al-Subaihi.

A Líbia, com 1.770 km de costas, se tornou uma plataforma da migração clandestina para a Europa. Os traficantes de pessoas aproveitam o caos e a violência no país, dividido entre dois governos rivais, e sem controle nas fronteiras.

Na sexta-feira (18), um petroleiro líbio resgatou um grupo de 102 migrantes que havia saído da costa do país de bote. O navio recolheu corpos de ao menos sete deles que morreram afogados. Quatro mulheres grávidas foram listadas como desaparecidas.

Também neste sábado, uma menina síria de cinco anos foi encontrada morta e outros migrantes são considerados desaparecidos após o naufrágio de uma embarcação que tentava chegar à Grécia a partir da Turquia, informou a agência oficial grega ANA de acordo com a AFP.

Mais de 430.000 migrantes e refugiados atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro e 2.750 morreram ou são considerados desaparecidos, segundo a Organização Internacional de Migrações (OIM).

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.