NOTÍCIA ANTERIOR
Em estudo internacional, Brasil avalia casais gays em que um tem HIV
PRÓXIMA NOTÍCIA
Alergia ou intolerância ao alimento? Veja as diferenças entre as duas
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/03/2015 | Saúde e Ciência
Vacina contra o ebola começará a ser testada em 7 de março na Guiné
Testes clínicos serão com a vacina VSV-ZEBOV, desenvolvida no Canadá.

Patente foi adquirida pela empresa farmacêutica Merck.


A Guiné começará a testar no próximo dia 7 a eficácia de uma vacina contra o ebola em uma das regiões do país mais afetadas pela doença, que causou mais de 9 mil mortes no mundo, anunciou nesta quinta-feira (5) a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esta vacinação voluntária constitui a "fase 3" dos testes clínicos que estão sendo realizados agora com a vacina VSV-ZEBOV, desenvolvida no Canadá.

Os primeiros testes do medicamento foram promissores para prevenir a infecção do vírus do ebola.

"Se a vacina for efetiva, será a primeira ferramenta preventiva da história contra o ebola", disse a diretora geral da OMS, Margaret Chan, em comunicado.

A vacinação com VSV-ZEBOV, cuja patente foi adquirida pela farmacêutica Merck, vai acontecer em uma zona da Guiné onde há uma maior incidência da doença. Outra vacina experimental, a Chade-EBO, da britânica GSK, também mostrou resultados promissores.

"A epidemia do ebola mostra sinais de retrocesso, mas não podemos baixar a guarda até que não haja nenhum caso", disse a diretora geral adjunta da OMS Marie-Paule Kieny, encarregada da pesquisa e luta contra o ebola da organização.

Vacina preventiva
O objetivo desta vacinação voluntária com VSV-ZEBOV é por uma parte comprovar se é efetiva em pessoas que estiveram em contato com pessoas infectadas com o vírus e por outra ver se se transformam em um anel de proteção para impedir novos contágios. Além disso, será proposto vacinar o pessoal que atende os doentes na zona.

"Há mais de um ano estamos correndo contra o relógio para que a epidemia não se estenda", esclareceu Bertrand Draguez, diretor médico da Médicos Sem Fronteiras, ONG que participa do projeto em coordenação com as autoridades sanitárias guineanas e da Noruega.

Desde setembro de 2014, foram testadas duas vacinas contra o ebola em cerca de 15 países da África, Europa e América do Norte.

Segundo os dados mais recentes da OMS, 23.253 pessoas foram infectadas pelo vírus do ebola e 9.380 morreram durante esta epidemia, que começou em dezembro de 2013 em África Ocidental.

Após semanas de diminuição de novos casos, nas últimos dois houve um aumento, particularmente em Serra Leoa e na Guiné.

Na semana de 9 a 15 de fevereiro, em Serra Leoa foram registrados 74 novos casos, dos quais 45 ocorreram na capital, Freetown; e 52 na Guiné.

Por G1 - Efe
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.