NOTÍCIA ANTERIOR
Rubens Cavalcanti da Silva expõe em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Qualifica Mauá lança 120 vagas em cursos para jovens
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/03/2015 | Cidade
Mauá prepara Campanha de Vacinação 2015 Contra o vírus HPV
Mauá prepara Campanha de Vacinação 2015 Contra o vírus HPV
A partir do dia 10 de marco, meninas com idade entre 9 e 11 anos, 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas nas unidades de saúde e também nas escolas públicas e privadas

A Secretaria de Saúde de Mauá já está preparada para a campanha de vacinação contra o papilomavírus humano, o HPV, que será realizada de 10 de março a 10 de abril, conforme calendário do Ministério da Saúde. Deverão ser vacinadas gratuitamente meninas com idade entre 9 e 11 anos, 11 meses e 29 dias. A imunização e, nesta fase da vida fortalece a prevenção contra vários tipos de câncer.

Nesta campanha, além das unidades de saúde, a vacinação também será feita nas escolas públicas e privadas. A vacinação nas escolas será realizada mediante apresentação de ‘termo de autorização’, devidamente preenchido e assinado pelos responsáveis pela criança. O modelo do termo a ser preenchido foi encaminhado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica às diretorias das escolas e está disponível nas unidades de saúde aos interessados.

A Secretaria de Saúde também enviou uma carta detalhando informações a respeito da vacina e sua importância para os diretores de escolas em Mauá, como forma de sensibilizá-los para que informem corretamente a necessidade da vacinação aos pais e responsáveis.

A campanha terá três doses, sendo que a segunda será simultânea com a campanha contra meningite para adolescentes. A segunda dose será aplicada um mês após a primeira; e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

A vacina protege contra quatro vírus diferentes, sendo que dois podem causar o câncer de colo de útero, e já faz parte da rotina nas Unidades de Saúde. O câncer de colo de útero é a segunda causa principal de morte por esta doença entre mulheres. Os subtipos HPV 16 e 18 são responsáveis por 70% deste tipo de câncer em todo o mundo.

Em 2013, a idade recomendada era entre 11 e 13 anos, sendo que a primeira dose atingiu 10.866 meninas, o equivalente a 101,74% desta população no município, enquanto a segunda dose imunizou 7.367 meninas (68,96%).

No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações, Infectologia e Pediatria, a Sociedade latino-americana de Infectologia Pediátrica e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, foram quatro milhões de doses aplicadas sem registro de eventos adversos graves que pudessem ser atribuídos à vacina contra o HPV. As reações mais comuns relatadas são locais, como dor, inchaço e vermelhidão, dor de cabeça e febre, em menor incidência. A vacina é aplicada com a menina sentada e esta fica em observação por 15 minutos.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.