NOTÍCIA ANTERIOR
Shoppings do Grande ABC estão preparados para falta de água
PRÓXIMA NOTÍCIA
Dólar turismo é vendido a R$ 3,18
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/03/2015 | Economia
Estoque de imóveis no Grande ABC cai 34%
Estoque de imóveis no Grande ABC cai 34% Foto: Nario Barbosa/DGABC
Foto: Nario Barbosa/DGABC
Para driblar o ano fraco em vendas de imóveis, que recuaram 33,6% em 2014 na comparação com os 12 meses anteriores, para 6.680 unidades, e em lançamentos, que tiveram queda de 41,7% (5.077), o mercado da construção civil no Grande ABC lançou mão dos apartamentos prontos para se manter – muitos comercializados com descontos – durante o ano passado. O resultado foi a diminuição em 34,3% no volume de estoque (2.760).

“As construtoras que tinham estoque de imóveis conseguiram desová-los e, ainda, abrir espaço para negociação. O que dá mais chances de competir em um cenário de economia lenta, população insegura e baixa demanda, principalmente devido ao cenário difícil para as montadoras. E a região depende muito do desempenho da cadeia automotiva”, afirma a diretora adjunta regional do Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo), Rosana Carnevalli. “E isso deve se repetir neste ano, já que os lançamentos devem continuar represados, ainda mais porque muitas empresas já construíram nos terrenos submetidos à lei de zoneamento anterior, em que era possível construir mais apartamentos em um mesmo terreno, e agora, com as novas regras, tendem a praticar preços maiores nos novos empreendimentos.”

O momento, portanto, é propício a quem procura imóveis novos, já que é possível barganhar preços menores. “Quem tem dinheiro para dar de entrada e não depende tanto do financiamento bancário, que também tem restrições em alguns casos, vai se dar bem.”

De acordo com a Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradores do Grande ABC), responsável pela pesquisa imobiliária, devido aos estoques em queda e ao fato de as companhias poderem, agora, começar a pensar em lançamentos para não ficar sem oferta, 2015 deve ter desempenho semelhante ao ano passado, e não inferior.

A entidade avalia que as vendas e os lançamentos foram mal em 2014 devido à Copa do Mundo e às eleições. E que a região tem a seu favor, além da capacidade de negócios, a vinda do monotrilho em 2018 e o fato de os apartamentos daqui custarem cerca de 30% menos que na Capital.

Por Soraia Abreu Pedrozo - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.