NOTÍCIA ANTERIOR
Fevereiro foi mês mais chuvoso no Cantareira desde 1995, diz Sabesp
PRÓXIMA NOTÍCIA
Estudante agora precisa de agendamento para passe livre
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/03/2015 | Geral
Passe livre para intermunicipais só após 27 de março
Passe livre para intermunicipais só após 27 de março Gratuidade vale para trólebus e ônibus da EMTU. Foto: Rodrigo Pinto
Gratuidade vale para trólebus e ônibus da EMTU. Foto: Rodrigo Pinto
Benefício foi sancionado em 19 de fevereiro, quando começou a valer para trens e metrô

Os estudantes que utilizam ônibus intermunicipais poderão usufruir do passe livre apenas a partir do dia 27 de março, na Grande São Paulo. Conforme informações da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), o benefício será concedido através do uso do Cartão BOM.

A gratuidade foi sancionada em 19 de fevereiro pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), mas a EMTU teve 30 dias para adequar os mecanismos tecnológicos ao novo sistema. O benefício é válido para ônibus intermunicipais e trólebus. Os estudantes que utilizam trens e metrô já têm acesso à gratuidade desde a data da sanção. Neste caso, a gratuidade é válida através do Bilhete Único Estudante.

Abrangência - Ao contrário do que ocorre no ABCD, onde a gratuidade das passagens de ônibus serve para todos os estudantes das escolas e universidades públicas e particulares, o benefício do governo do Estado nos trens e ônibus intermunicipais é apenas para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas.

Para os universitários, o Estado concederá o benefício a estudantes de instituições públicas que tenham a renda per capita familiar limitada em até um salário mínimo e meio (R$ 1.182), além de alunos de universidades particulares integrantes do Fies (Programa de Financiamento Estudantil).

De acordo com o governo do Estado, os estudantes têm direito a 48 viagens gratuitas, não acumulativas. Ou seja, devem ser usadas dentro do próprio mês de concessão.

Cadastro - O passe livre estudantil para trens e metrô será concedido mediante cadastro enviado pela instituição de ensino e declaração de comprovação de renda do aluno. Os estudantes que ainda não se cadastraram para receber a gratuidade no Cartão Bilhete Único terão que atualizar o registro, comprovando se enquadrar nos parâmetros estipulados pelo governo do Estado.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.