NOTÍCIA ANTERIOR
Vanessa Damo tem vantagem sobre Donisete em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá comemora o Dia Internacional da Mulher
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/03/2015 | Cidade
Novos integrantes da Residência Médica iniciam no Nardini
Novos integrantes da Residência Médica iniciam no Nardini
Aula inaugural abordará a ética na prática médica para 16 novos alunos

A nova turma da Residência Médica do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini terá sua aula inaugural na próxima segunda-feira (2), no auditório, a partir das 9h. O médico psiquiatra Gustavo Alarcão, doutorando em Medicina Preventiva, vai ministrar a aula com o tema ‘Ética na Prática Médica’, para os 16 novos alunos.

A Residência Médica no Hospital Nardini tem o propósito de aperfeiçoar a formação dos profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, os programas de residência médica são requisito para que o Nardini possa vir a ser um hospital-escola, com mudança significativa de funcionamento passando do caráter assistencial para o conjunto assistência, ensino e pesquisa.

O Programa de Residência Médica teve início em março de 2014. São cinco as especialidades aprovadas e credenciadas pelo Ministério da Educação, no final de 2013, para o Hospital Nardini: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Psiquiatria e Medicina de Família e Comunidade. Nestas especialidades, 10 residentes médicos já integram a primeira turma. As atividades dos alunos são desenvolvidas no próprio hospital, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Atenção Psicossocial e Centro de Reabilitação (CER IV).

Além destes equipamentos os residentes também circulam em serviços externos de instituições parceiras, que dão o suporte mais teórico e de infraestrutura acadêmica, como Hospital Heliópolis, Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Faculdade de Medicina da USP.

Os residentes contam com um coordenador de programa por especialidade, preceptores e docentes, que acompanham os estágios de vivência nos serviços de saúde. A Residência Médica tem duração de dois anos, chamados de R1 e R2 respectivamente, com exceção do programa de Psiquiatria, de três anos. Em março de 2015 a primeira turma termina o período de R1 e inicia o período de R2. Cada Residente recebe uma bolsa de estudo, custeada pelo Ministério da Saúde, durante o período em que estiver no Programa.

Psiquiatra e Psicanalista, Gustavo Alarcão tem atuação no Serviço de Psicoterapia do Instituto de Psiquiatria do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, membro do corpo diretivo da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE), do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e do conselho editorial do Jornal de Psicanálise.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.