NOTÍCIA ANTERIOR
Aposta de SP acerta Mega-Sena e leva prêmio de R$ 3 milhões
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mega-Sena pode pagar R$ 3 milhões neste sábado
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/02/2015 | Geral
Cantareira mantém nível em 11,1% e interrompe sequência de 21 altas
Quantidade de água vinha subindo todos os dias desde o início de fevereiro.

Sistemas Alto Cotia, Rio Claro e Guarapiranga tiveram aumento de nível.


O nível do Sistema Cantareira manteve-se em 11,1%, segundo segundo boletim diário divulgado pela Sabesp nesta sexta-feira (27). Com isso, as represas interrompem uma sequência de 21 dias de aumentos seguidos no nivel de armazenamento de água.

O conjunto de represas que abastece 6,2 milhões de pessoas na Grande São Paulo conseguiu recuperar apenas o 2º volume morto neste mês de fevereiro, apesar das chuvas acima da média.

Um dos motivos que explicam a interrupção da subida de nível é o fato de ter chovido apenas 0,7 mm nas represas na quinta-feira (26). Apesar disso, a precipitação em fevereiro é de 293,7 mm, 47,5% acima da média esperada para o mês. A alta desta sexta foi 25ª de fevereiro.

Rodízio
Em sessão da CPI da Sabesp realizada nesta quarta-feira (26) na Câmara Municipal, o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, afirmou acreditar que não será necessária a implantação de um rodízio de água na Grande São Paulo.

"Minha percepcão é que não será necessário fazer rodízio. Porque eu fiz contas de quanta água temos em estoque, de quais os cenários de quanta água pode chegar e de quanta água está saindo", afirmou, ressaltando não ser possível garantir que não haverá rodízio.

Segundo ele, as chuvas de fevereiro mudaram os prognósticos. O sistema Cantareira começou o mês com 5% da capacidade. As represas só terão recuperado a primeira cota do volume morto quando alcançarem 29,2% da capacidade.

Outros sistemas
Entre os demais sistemas que abastecem a Grande São Paulo, apenas o Rio Grande Caiu. O Alto Tietê permaneceu estável novamente, e os demais tiveram alta.

Multa
A Sabesp começou a entregar neste mês contas de água com multa para quem excedeu a média do consumo. A sobretaxa na conta foi autorizada pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) e a multa varia entre 40% e 100% para quem consumir mais água neste ano no comparativo entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014.

A multa foi de 40% para quem consumiu até 20% a mais do que a média do período anterior e a taxa foi de 100% para quem utilizou mais que 20%. A medida é válida somente na parte do gasto de água encanada, que representa metade do valor da conta. Os outros 50% são referentes ao serviço de coleta de esgoto.

Por G1 - em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.