NOTÍCIA ANTERIOR
Gestores da Educação de Mauá acertam detalhes para a volta às aulas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá terá nova faixa de ônibus em março
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/01/2015 | Cidade
Banco de Alimentos de Mauá leva produtos diretamente às entidades
Banco de Alimentos de Mauá leva produtos diretamente às entidades Banco de Alimentos de Mauá leva produtos diretamente às entidades. Crédito: Bruno Prado/PMM
Banco de Alimentos de Mauá leva produtos diretamente às entidades. Crédito: Bruno Prado/PMM
Com a implantação do projeto de distribuição Ponto a Ponto, Secretaria de Segurança Alimentar começa a transportar alimentos a entidades cadastradas

O Banco de Alimentos da Secretaria de Segurança Alimentar da Prefeitura de Mauá distribui mensalmente cerca de 200 toneladas de produtos hortifrutigranjeiros. São 120 entidades parceiras que precisavam retirar os produtos diretamente na sede da Secretaria. A partir desta semana este procedimento começa a ser alterado com a implantação do projeto de distribuição Ponto a Ponto.

Esta medida é possível porque no final do último ano a Segurança Alimentar recebeu do Governo Federal um caminhão refrigerado com capacidade para nove toneladas. “A capacidade de carga e o fato de ser um veículo de porte médio facilita para transitar inclusive em ruas mais estreitas da periferia onde estão localizadas muitas das entidades atendidas,” revela José Stella Júnior, Secretário de Segurança Alimentar.

Inicialmente a distribuição Ponto a Ponto será feita em dois dias da semana beneficiando um total de 20 instituições. “Muitas entidades enfrentam dificuldades financeiras para bancar o carreto de transporte dos alimentos, por isto selecionamos aquelas mais necessitadas para começar este atendimento,” conta Júnior Stella. Segundo o titular da pasta, durante a fase inicial o programa será avaliado e, se for o caso, será adotado um rodízio entre as entidades para que um número maior seja beneficiado.

A Associação Amigos de Bairro do Jd. Oratório recebeu a primeira entrega em sua sede na manhã desta quinta-feira (29). A presidente Gislene da Conceição Ferreira Silva revela que “este novo procedimento facilita muito para nós. Em alguns momentos tínhamos sérias dificuldades financeiras para conseguir bancar o transporte, assim será bem melhor. ” A entidade atende semanalmente 43 famílias com a distribuição dos produtos, “mas sempre conseguimos adequar e chegamos a atender até 60 famílias, pois aumentou a quantidade entregue e a qualidade é excelente, ” conta Gislene.

Com a entrega direta em quase 20% das entidades parceiras fica mais fácil a logística e processo de trabalho para a distribuição que acontece na sede da sede do Banco de Alimentos.

Outra forma de entrega direta nas sedes está sendo discutida entre a Secretaria e os produtores que fornecem os hortifrutigranjeiros. A ideia é que o caminhão que vem da região produtora possa fazer a entrega diretamente nas entidades. Entretanto, é necessário estabelecer um roteiro que permita o acesso de veículo maior, visto que tais caminhões são de grande porte.

Recorde de Abastecimento – Prestes a completar 10 anos de funcionamento (em março) o Banco de Alimentos de Mauá alcançou uma marca histórica na distribuição de hortifrutigranjeiros em 2014. Foram mais de duas mil toneladas de produtos, exatamente 2.035.258 quilos. O Banco de Alimentos tem parceria com 120 entidades e consegue beneficiar cerca de 5 mil famílias que semanalmente recebem produtos para complementar a alimentação familiar. Toda a ação é acompanhada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) que exerce o Controle Social do Programa e reúne-se mensalmente.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.