DATA DA PUBLICAÇÃO 26/01/2015 | Geral
Pedestres ganham faixa diagonal entre as Avenidas Ipiranga e São João
Travessia em "x" na Centro de São Paulo facilita passagem dos pedestres.
Tempo de travessia cai de 159 segundos para 88 segundos, diz CET.
O cruzamento entre as Avenidas Ipiranga e São João, no Centro de São Paulo, recebeu na manhã desta segunda-feira (26) uma faixa de pedestres diagonal para facilitar a travessia. A esquina foi eternizada na música "Sampa", de Caetano Veloso.
A reportagem do Bom Dia SP esteve no local e constatou que logo que o pedestre inicia a travessia, o semáforo inicia o vermelho piscante e os pedestres correm na faixa diagonal com medo de ficar no meio do caminho.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o pedestre consegue ter uma travessia segura, já que são 5 segundos de verde acrescidos de 32 segundos de vermelho piscante. Quando o semáforo parado no vermelho, a passagem será liberada para os veículos.
O tempo médio de travessia que, em duas etapas, é de 159 segundos, na diagonal, cai para 88 segundos, um ganho de 71 segundos para os usuários.
De acordo com a CET, o objetivo da faixa é "facilitar a vida dos pedestres". Ao invés de atravessarem as duas ruas para chegar à calçada oposta, será possível fazer a travessia de uma única vez.
A CET informou que vai implantar novas placas educativas e semáforos de pedestres para atender a nova situação.
O projeto da travessia em "x" foi inspirado nos modelos de Tóquio, no Japão. Em 8 de dezembro do ano passado, foi implantada a primeira travessia diagonal do país no cruzamento das Ruas Riachuelo e Cristovão Colombo, no Centro da capital paulista.
Tempo de travessia cai de 159 segundos para 88 segundos, diz CET.
O cruzamento entre as Avenidas Ipiranga e São João, no Centro de São Paulo, recebeu na manhã desta segunda-feira (26) uma faixa de pedestres diagonal para facilitar a travessia. A esquina foi eternizada na música "Sampa", de Caetano Veloso.
A reportagem do Bom Dia SP esteve no local e constatou que logo que o pedestre inicia a travessia, o semáforo inicia o vermelho piscante e os pedestres correm na faixa diagonal com medo de ficar no meio do caminho.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o pedestre consegue ter uma travessia segura, já que são 5 segundos de verde acrescidos de 32 segundos de vermelho piscante. Quando o semáforo parado no vermelho, a passagem será liberada para os veículos.
O tempo médio de travessia que, em duas etapas, é de 159 segundos, na diagonal, cai para 88 segundos, um ganho de 71 segundos para os usuários.
De acordo com a CET, o objetivo da faixa é "facilitar a vida dos pedestres". Ao invés de atravessarem as duas ruas para chegar à calçada oposta, será possível fazer a travessia de uma única vez.
A CET informou que vai implantar novas placas educativas e semáforos de pedestres para atender a nova situação.
O projeto da travessia em "x" foi inspirado nos modelos de Tóquio, no Japão. Em 8 de dezembro do ano passado, foi implantada a primeira travessia diagonal do país no cruzamento das Ruas Riachuelo e Cristovão Colombo, no Centro da capital paulista.
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