NOTÍCIA ANTERIOR
Alckmin admite pela primeira vez que SP passa por racionamento de água
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mega-Sena acumula, e prêmio pode ir a R$ 20 milhões no sábado
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/01/2015 | Geral
Presidente da Sabesp diz que ''é possível'' Cantareira secar em março
Jerson Kelman diz que ordenou redução ainda maior da retirada de água.

Sistema opera com 6,4% da capacidade nesta quarta-feira (14).


O presidente da Sabesp, Jerson Kelman, admitiu em entrevista ao SPTV nesya quarta-feira (14) que “é possível” que o Sistema Cantareira seque em março. A afirmação foi feita após ele ser questionado sobre uma projeção do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres do Ministério da Tecnologia.

“É possível que sim [seque em março]. Se continuar assim é possível, por isso que nós estamos fechando. Você tem que ir fechando as torneiras”, disse.

A projeção do Centro Nacional de Monitoramento mostra que, se a chuva for somente 10% da média história, a água do Sistema Cantareira poderia se esgotar em março.

Até esta quarta-feira, as represas do Sistema Cantareira registraram 59,6 mm de chuva desde o dia 1º de janeiro, o que representa 22% da média histórica para o mês, que é de 271,1 mm.

O reservatório abastece 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo, e opera com 6,4% da capacidade nesta quarta-feira (14), considerando o volume útil e as duas reservas técnicas das represas.

Kelman afirmou ainda que ordenou que a retirada de água do Sistema Cantareira diminua ainda mais, para 13 mil litros por segundo. Isso significa uma redução de 60% em relação aos 33 mil litros por segundo que eram retirados antes da crise hídrica.

A redução é paulatina desde março do ano passado, quando a Agência Nacional de Águas (ANA) determinou a redução de 33 para 27,9 mil litros por segundo. Na terça-feira (13), a retirada já era de 16 mil litros por segundo, segundo Kelman.

A nova redução deve afetar ainda mais as manobras de redução de pressão que já acontecem em toda a Grande São Paulo e faz que vários consumidores fiquem sem água especialmente durante a noite.

Kelman disse ainda que a Sabesp tentará informar "com a maior precisão possível" a população sobre os cortes de água.

Racionamento
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), admitiu pela primeira vez nesta quarta-feira (14) que existe um racionamento de água. Desde o início da crise hídrica, no início de 2014, Alckmin jamais havia admitido que os paulistas passam por racionamento. A Sabesp também admitiu, pela primeira vez, que toda a Região Metropolitana está com redução de pressão na água. O governo assume o racionamento um dia após a Justiça proibir a cobrança de multa para quem consumir mais água do que a média.

Alckmin afirmou que já há um racionamento desde o momento em que a ANA ordenou a diminuição na retirada de água do Sistema Cantareira. Foi no dia 13 de março do ano passado que a vazão captada passou de 33 metros cúbicos por segundo para 27,9 metros cúbicos por segundo, por determinação da ANA.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.