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DATA DA PUBLICAÇÃO 19/12/2014 | Veículos
Sem crise, marcas de carros premium registram crescimento nas vendas
Audi mais que dobrou emplacamentos no acumulado até novembro.

Bom momento do mercado reflete investimentos em fábricas no país.


Se o ano é de crise na indústria automotiva, com queda de 8,2% nas vendas no acumulado do ano, até novembro (segundo dados da Fenabrave, a federação das concessionárias), e paralisação temporária na produção de marcas de maior volume, o mesmo não pode ser dito para as consideradas premium, aquelas que possuem praticamente toda a linha acima dos R$ 100 mil.

Tanto que, as três que mais vendem carros no Brasil, BMW, Mercedes-Benz e Audi, comemoram resultados que podem ser considerados expressivos para um segmento que, até pouco tempo atrás, apresentava números discretos. Todos os números de vendas foram divulgados pelas próprias marcas.

A Audi, vice-líder entre as premium, foi a que mais cresceu nas vendas em relação a 2013, na comparação com as 'rivais'. Além disso, a companhia de Ingolstadt também comemora o fato de ter vendido, entre janeiro e outubro, a quantia que esperava comercializar até o final do ano, de 10 mil carros.

Até novembro, foram 12.122 unidades emplacadas, um crescimento de 105% na comparação com o mesmo período de 2013, quando foram comercializados “apenas” 5.907 carros.

Considerando o mês de novembro, o ritmo de Audi foi ainda maior. As 1.256 unidades do mês, por exemplo, representam um salto de 160% em relação aos 477 veículos comercializados no mesmo mês de 2013.

A BMW, líder do trio, emplacou 13.383 veículos no Brasil até o fim de novembro. Na comparação com o mesmo período de 2013, houve leve alta de 1%. Na época, foram vendidas 13.248 unidades.

Em novembro, as vendas subiram em um nível maior, de 9,7%, com 1.337 unidades contra 1.218 em novembro do ano passado.

Apesar dos números mais tímidos do trio, a Mercedes-Benz registrou um crescimento considerável, principalmente no mês de novembro. Foram 1.336 unidades, contra 996 no mesmo mês de 2013, 34% a mais. No acumulado entre janeiro e novembro, foram 10.262 veículos ante 8.282 no ano passado, que representa alta de 24%.

Produção nacional
Para continuar a crescer, as três marcas estão no caminho da nacionalização. A BMW foi a pioneira na produção nacional, e instalou em terras catarinenses sua primeira fábrica no país, inaugurada em outubro. De lá, já sai o sedã Série 3 e o SUV X1. Os próximos a serem produzidos no Brasil são o SUV X3 e Mini Countryman e o hatch Série 1.

A próxima a abrir as portas será a Audi. A empresa irá compartilhar parte da planta da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) a partir do segundo semestre de 2015. Já foram confirmados os modelos A3 Sedan, ainda em 2015, e Q3, para o início de 2016. Porém com as plataformas globais, outros modelos da marca das argolas podem ser feitos em solo nacional.

A última a começar a produção nacional será a Mercedes, na cidade de Iracemápolis (SP), no início de 2016. De lá, devem sair o sedã médio Classe C e o SUV compacto GLA. O investimento da marca no país é da ordem de R$ 500 milhões.

Por André Paixão - G1, em São Paulo
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