NOTÍCIA ANTERIOR
Vereadores de Mauá terão direito a plano de saúde
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cão abandonado em sacada é resgatado
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/01/2008 | Cidade
Santo André terá novo IML até o fim do ano
A sede do IML (Instituto Médico-Legal) de Santo André deve ter um novo endereço até o fim deste ano. A Prefeitura, o governo do Estado e a Fundação do ABC estão finalizando um acordo para transferir a unidade – hoje situada em um prédio da Prefeitura dentro do terreno da Fundação – para um terreno da Prefeitura anexo ao Cemitério do Curuçá, na Vila Curuçá.

O novo prédio será construído pela Fundação. A Prefeitura estima que, só para a construção do edifício, a entidade fará investimentos de pelo menos R$ 400 mil.

A contrapartida para a Fundação será a permissão para que estudantes da Faculdade de Medicina do ABC, mantida pela Fundação, façam parte do corpo de técnicos que trabalham no instituto. Hoje, os alunos de medicina forense e outras especialidades têm de ir a São Paulo para aulas laboratoriais. Com a construção do novo prédio, a Fundação teria de volta o terreno cedido à Prefeitura.

A obra deve durar oito meses. Mas o acordo precisa ser submetido à Câmara Municipal de Santo André, o que só deve ocorrer após o fim do recesso do Legislativo, em 7 de fevereiro.

O IML de Santo André atende também as populações de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

O convite para que a Faculdade de Medicina volte a utilizar o IML foi feito no fim do mês passado pelo diretor do instituto, Hideaki Kawata, que visitou a entidade para obter mais detalhes sobre a negociação.

O atual secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno, é ex-presidente da Fundação do ABC e conselheiro da entidade. “O prédio de hoje não é adequado aos serviços que o IML presta. Quem espera a liberação de um corpo ou um exame de corpo de delito aguarda no sol ou na chuva. Não há área adequada. E não há espaço para exames laboratorias, como toxologia, que têm de ser encaminhados para São Paulo”, diz o secretário Nepomucemo.

A Secretaria de Segurança Pública confirma as mudanças, mas sem definir datas – que são estimadas pela Prefeitura. Falta saber se, após a construção do prédio, o IML terá estruturas, corpo técnico e equipamentos para instalar na nova edificação.

Estado estuda viabilidade de IML em Mauá

Na visita do diretor-geral do IML do Estado à Fundação do ABC, Hideaki Kawata afirmou que a intensão do governo é construir um novo IML em Mauá.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, não há prazo para que o novo projeto saia do papel e local definido.

O atual prédio do IML foi inaugurado em 1988. Já apresentou problemas estruturais como falta de alojamentos para médicos e utilização conjunta entre os serviços do IML com os do SVO (Serviço de Verificação de Óbito), para mortes naturais que ocorreram fora de hospitais.

Por Bruno Ribeiro - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.