NOTÍCIA ANTERIOR
Quase metade dos clientes da Sabesp recebe bônus na região
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sistema de abastecimento secular opera em Paranapiacaba
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/12/2014 | Setecidades
Falta de dinheiro deixa ruas da cidade sem decoração de Natal
 Falta de dinheiro deixa ruas da cidade sem decoração de Natal Foto: Celso Luiz/DGABC
Foto: Celso Luiz/DGABC
A duas semanas do Natal, São Caetano segue caminho contrário dos municípios vizinhos e ficará sem enfeites natalinos nos principais centros comerciais. A cidade, que no ano passado recebeu decoração apenas poucos dias antes das celebrações, viabilizada por meio de doações de empresas à Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano), pelo segundo ano consecutivo não terá apoio da gestão Paulo Pinheiro (PMDB) para decorar as vias do município.

Os comerciantes acreditam que a falta de enfeites desestimula as compras. “Natal é Natal. Com iluminação, a rua fica mais agitada e alegre. Sem enfeites parece que não estamos vivendo esse período tão bonito. As pessoas não sentem o clima de festa e compras”, relata o proprietário da loja Calçados Gemas, Minuro Yamamoto, 68 anos. De acordo com o lojista da Rua Visconde de Inhaúma, o comércio está perdendo vendas em dezembro. “(A decoração) Faz a diferença. Não digo prejuízos grandes, mas sempre mexe com o consumidor que não se sente interessado em fazer compras aqui.”

De acordo com o presidente da Aciscs, Mauro Laranjeira, que também possui loja na cidade, faltaram verba e incentivos para enfeitar as ruas. “O custo é alto. Infelizmente a associação não tem dinheiro para arcar com esse projeto e não recebemos verba da Prefeitura para isso”, relata, afirmando ter procurado auxílio do Executivo. “Desde agosto tentei falar com a Prefeitura sobre o projeto, mas eles disseram não ter verba para isso. Acho que tentaram fazer contato com empresas para uma possível parceria, mas não tiveram sucesso. É uma pena, pois a cidade iluminada cria um clima que favorece as compras.”

Sem incentivos, os comerciantes locais têm tirado do próprio bolso verba para tentar atrair os clientes, como é o caso de Ivone Santiago, 60. “Aqui no shopping (centro comercial da Rua Manoel Coelho) fizeram alguns enfeites. Não é uma decoração maravilhosa, mas é algo simples e significativo. Fora isso, buscamos enfeitar a loja para não passar a data em branco”, relata.

Procurada pelo Diário, a Prefeitura informou que “as principais vias comerciais da cidade vão receber iluminação especial sob a responsabilidade da Aciscs.” Entretanto, a informação foi negada pelo presidente da associação comercial. Até o fechamento desta edição, a administração do município não se posicionou sobre a resposta da entidade.

Por Daniel Macário - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.