NOTÍCIA ANTERIOR
Chuvas não impedem queda do volume do Cantareira
PRÓXIMA NOTÍCIA
Alckmin aumenta conta de água no Natal
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/11/2014 | Geral
Após 100 km com água preta, Tietê é coberto por espuma branca em Salto
SOS Mata Atlântica faz expedição para avaliar situação do rio.

Segundo moradores, cor do Tietê já está se normalizando.


Depois de um dia inteiro com água preta, o trecho do rio Tietê que passa por Salto (SP) ficou coberto por uma espuma branca no fim da tarde desta quinta-feira (27). Segundo a ambientalista Malu Ribeiro, coordenadora do projeto SOS Mata Atlântica, a nova coloração se estende por cerca de 800 metros - trecho pequeno em relação à extensão da mancha preta, que, ainda de acordo com Malu, chegou a 100 Km.

"A espuma é comum no rio Tietê, por causa dos elementos que já existem na água. Só que essa espuma é diferente, não veio em flocos, é mais densa. É como uma nata que cobriu completamente o rio", conta a ambientalista, admirada com o fenômeno.

Apesar da imagem diferente, Malu afirma que a espuma é menos prejudicial à natureza do que a água preta. "Aquela mancha preta baixou o nível de oxigênio na água a quase zero. A gente chegou a ver muitos peixes com a boca fora da água tentando respirar. De certa forma, essa espuma significa que já voltou a ter oxigênio na água, porque a gente não vê mais essa cena", explica.

Uma moradora que mandou fotos pelo aplicativo TEM Você durante a manhã também notou a mudança no leito do rio no fim da tarde. "Normal não está, o rio é sempre sujo, né?! Mas está quase igual aos outros dias", relata Rafaela Paes.

Uma equipe do SOS Mata Atlântica faz uma expedição pelo rio para avaliar a situação da mancha escura. Segundo a coordenadora, no momento, a água preta passa pelo trecho do rio que pertence ao município de Porto Feliz (SP).

Fenômeno natural
Por meio de nota, a Cetesb informou que técnicos vistoriaram diversos trechos do rio Tietê ao longo do dia e constataram que a alteração na coloração da água se deve a um fenômeno natural. As fortes chuvas teriam carregado resíduos do solo de afluentes e do próprio leito do rio.

Ainda de acordo com a companhia, esse é um fenômeno comum quando ocorrem chuvas intensas, principalmente após longos períodos de estiagem. A Cetesb informou ainda que, durante as últimas vistorias, já no período da tarde, as águas estavam menos turvas.

Peixes mortos
No bairro de São Pedro e São Paulo, ainda em Salto, um morador registrou centenas de peixes mortos na terra, às margens do rio Tietê.

Segundo ele, os animais pareciam tentar escapar da água preta. "Eles tentaram subir pelo canalzinho do esgoto. Nunca vi isso, parecia que queriam fugir do rio", relatou Antônio Milton do Nascimento.

Antônio afirma ainda que ficou assustado com a quantidade de peixes mortos. "É muito peixe, e peixes grandes. São mais que centenas. Dá dó de ver", lamentou o morador.

Entenda o Caso
Internautas enviaram fotos e vídeos à redação do G1 nesta quinta-feira que mostram uma "água preta" no trecho do rio Tietê, em Salto. O registro foi feito na manhã desta quinta-feira por moradores que passaram pelo local.

Segundo a internauta Rafaela Paes, que trabalha em uma agência de turismo em frente ao rio, o susto foi grande. "A água estava parecendo piche, asfalto derretido. Muito feia a situação", conta.

Por Tássia Lima - G1 Sorocaba e Jundiaí
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.