NOTÍCIA ANTERIOR
Evento gastronômico Sabores na Rua tem apoio da Santa Casa de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Food Trucks no Paço de Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/11/2014 | Cidade
Mackenzie entra na disputa da faculdade de medicina de Mauá
Mackenzie entra na disputa da faculdade de medicina de Mauá Prefeito Donisete Braga e representantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Crédito: Roberto Mourão
Prefeito Donisete Braga e representantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Crédito: Roberto Mourão
Parceria com Colégio Renil, que forneceria estrutura física, é aventada em reunião com prefeito Donisete Braga

Na tarde desta quarta-feira (26), representantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie estiveram com o prefeito Donisete Braga para tratar sobre o processo que culminará com a instalação da primeira faculdade de medicina em Mauá.

A reunião foi sediada no gabinete do prefeito e teve participação dos secretários de Governo, Edilson de Paula, e de Saúde, Célia Bortoletto. Pela Mackenzie participaram o reitor Benedito Aguiar Neto, o diretor José Paulo Fernandes Júnior e a docente Leontina Margarido. Também esteve presente o diretor do Colégio Renil, Paulo Amianti.

"Estamos ansiosos pela publicação do chamamento que trará as exigências que nortearão a escolha da instituição de ensino que será nossa parceira na implantação da faculdade de medicina", destacou o prefeito, referindo-se ao próximo passo a ser dado pelo Ministério da Educação.

A possibilidade de parceria entre a Universidade Mackenzie e o Colégio Renil, instalado em Mauá, foi uma das possibilidades aventadas na reunião. A ideia é que o Renil entre na parceria com infraestrutura física para que a universidade instale o campus da faculdade de medicina.

"Temos um prédio de quatro mil metros quadrados que poderá ser utilizado para a materialização deste projeto", destacou Amianti. A Universidade Mackenzie tem 144 anos de história, sede em São Paulo e campi em Barueri e Campinas.

CHAMAMENTO - Desde que Mauá recebeu sinal verde para implantar sua primeira faculdade de medicina, o prefeito Donisete Braga já recebeu representantes da Universidade Nove de Julho (Uninove), São Judas e Anhanguera. Em setembro deste ano, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, assinou Termo de Compromisso que garantiu oficialmente a instalação em parceria com a iniciativa privada. A solenidade ocorreu na Escola Preparatória da Universidade Federal do Grande ABC, em Mauá.

Em breve, o Ministério da Educação deverá lançar edital de chamamento contendo as exigências que deverão ser atendidas pelas universidades interessadas em se candidatar para a instalação da Faculdade de Medicina. Chioro adiantou que a oferta de vagas gratuitas por meio do Pro-Uni será uma das exigências que nortearão a escolha pelo MEC.

A aprovação da faculdade em Mauá dependeu de vistoria dos equipamentos de Saúde por parte dos ministérios da Saúde e Educação. Unidades Básicas de Saúde, Hospitais e outros recursos serão utilizados como cenário pedagógico pelos alunos da futura faculdade. Mauá conta com 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS), quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA), rede de atenção psicossocial, entre outros recursos que embutem função pedagógica e social.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.