NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitura lança campanha para erradicação do Trabalho Infantil nesta terça-feira (25)
PRÓXIMA NOTÍCIA
Oportunidade de EMPREGO!
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/11/2014 | Cidade
Seminário debate ''Educar e Cuidar'' as crianças de zero a três anos da rede de Mauá
Seminário debate ''Educar e Cuidar'' as crianças de zero a três anos da rede de Mauá Professora doutora em Educação, Marta Regina Paulo da Silva, da Universidade Metodista de São Paulo. Foto: Evandro Oliveira/ PM
Professora doutora em Educação, Marta Regina Paulo da Silva, da Universidade Metodista de São Paulo. Foto: Evandro Oliveira/ PM
Professores têm o desafio de entender a lógica das crianças e evitar impor sua própria

“A experiência não é o tempo de trabalho, mas, implica em transformação, um envolvimento com o que está acontecendo, há a necessidade de abertura e pensar em que espaço estamos proporcionando para que as crianças tenham sua experiência”, explicou a professora doutora em Educação, Marta Regina Paulo da Silva, da Universidade Metodista de São Paulo. A professora falou durante a atividade de formação continuada para quase 800 professores da Educação Infantil da rede de ensino de Mauá, nos períodos da manhã e tarde, no Teatro Municipal.

O seminário teve o tema 'A relação entre o educar e o cuidar como faces indissociáveis no atendimento às crianças de zero a três anos'. Para Marta, este tema é eterno porque é uma função da Educação Infantil, indicada pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação. Ela considera que o grande desafio de educar é entender a lógica das crianças, uma vez que os adultos, às vezes, querem impor sua própria lógica para os pequeninos.

Quanto à questão do cuidado, Marta Paulo da Silva lembrou que o primeiro movimento que o profissional da Educação deve considerar é o de cuidar de si. Tão importante quanto é observar como está o próprio olhar para com as crianças. Este olhar implica em atenção. As crianças não são iguais e são tratadas com a diferença, muitas vezes, carregadas dos preconceitos que existem na sociedade. “Minha proposta é tratar as crianças como enigmas para que não as tratemos de um jeito pré-concebido; elas são o que elas são”, afirmou a professora. Ela reiterou que a criança precisa ser vista como produtora de cultura.

Marta considera que algumas perguntas que devem ser feitas durante o desafio da prática pedagógica: é possível educar sem cuidar? O que significa cuidar? E educar? A doutora em Educação Infantil apresentou diversos exemplos de atividades em sala de aula com bebês do ABC e da Itália, abordando situações relacionadas ao educar e cuidar, organização da sala de aula, e fornecimento de ferramentas pedagógicas para que as crianças aprendam brincando, entre outras. “Tem a ver com o que estamos querendo que a criança tenha como experiência”, afirmou a educadora. Marta disse que cuidar é pensar no outro e que isto está ligado à construção social. Citou ainda o frei Leonardo Boff: “Cuidar é mais que um ato; é uma atitude.”

O seminário foi organizado pela Secretaria de Educação e integra uma série de eventos de formação continuada para os profissionais da rede de ensino de Mauá. Ainda em novembro, aos profissionais da rede municipal serão oferecidos outros eventos nas áreas de gestão escolar, alfabetização na idade certa, Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outros.


Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.