NOTÍCIA ANTERIOR
'‘MauáTrans retorna à pauta em janeiro'’, garante Donisete
PRÓXIMA NOTÍCIA
Donisete Braga vistoria Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/11/2014 | Cidade
Começa remediação do Barão de Mauá
Passados 14 anos da explosão ocorrida em bomba da caixa-d’água do Condomínio Residencial Barão de Mauá, que culminou na morte de um operário e outro ferido, teve início a primeira etapa do processo de descontaminação da área. De acordo com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o local concentra 44 substâncias tóxicas que contaminam o solo, sendo uma delas o gás metano, causador de graves danos à saúde e que também amplia os riscos de explosões. O preparo para a remediação foi iniciado no dia 29 de outubro com a instalação de canteiro de obras em área externa ao condomínio.

No entanto, a primeira etapa do processo de execução do plano de recuperação ambiental apresentado pelas três rés no caso – Cofap, Administradora e Construtora Soma, SQG Empreendimentos e Construções e Paulicoop – começou após término do segundo prazo estipulado pelo MP (Ministério Público), expirado na primeira semana de outubro. O MP estipulou multa de R$ 45 mil por dia em caso de descumprimento da medida. Outra ação já realizada pelas rés foi a entrega de cartilha aos moradores com explicações sobre o processo. O documento, com 14 páginas, destaca as etapas previstas no plano de recuperação ambiental, mas não detalha prazos para a remoção temporária das 44 famílias que residem em apartamentos térreos de 11 blocos das etapas 2, 4 e 6, finalização da construção de dois prédios da etapa 9 e conclusão dos trabalhos. Moradores do condomínio seguem insatisfeitos com as medidas. Para um dos mais antigos, Lindomar Alvins, a remediação é uma saída mais barata para o problema. “Ao invés de pagar indenização para as famílias, eles vão apostar em algo que pode não dar certo. Quanto tempo mais vamos ter de esperar para saber se o processo funcionou e para ter a documentação do nosso imóvel? Estamos com nossas vidas paradas há 14 anos”, destaca. Outro receio dos condôminos é sobre os possíveis riscos durante os trabalhos de remediação.

“Quem garante que não é perigoso para os moradores esse processo, que não pode ocorrer um novo acidente?”, questiona Alvins. Procedimento será realizado em duas etapas De acordo com a cartilha encaminhada aos moradores do Condomínio Residencial Barão de Mauá, o plano de recuperação da área será executado em duas etapas. A primeira fase será dedicada a ações de descontaminação, finalização e construção de dois prédios da etapa 9. Já a segunda consistirá na realocação temporária de alguns moradores em paralelo com o processo de descontaminação e de informação aos habitantes.

Prevista para durar 18 meses, sendo os quatro primeiros para preparação dos trabalhos, a primeira etapa do projeto prevê ampliação do sistema de extração de gases, tratamento das águas subterrâneas, remoção de resíduos e monitoramento ambiental. Já a segunda fase do processo inclui a finalização da remoção e do tratamento dos resíduos, continuação da extração de gás metano do subsolo e análises nos apartamentos térreos dos 11 blocos das etapas 2, 4 e 6. Apesar de informar que a realocação temporária dos moradores ocorrerá após o fim da construção dos dois prédios da etapa 9 e de forma planejada, não há prazos. A cartilha ressalta ainda que as famílias não terão despesas com as mudanças e que os apartamentos serão devolvidos em perfeitas condições de uso.

Por DGABC Repórter
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.