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DATA DA PUBLICAÇÃO 24/10/2014 | Geral
ONG faz vídeo para que motorista deixe de lavar carro em tempo de crise
 ONG faz vídeo para que motorista deixe de lavar carro em tempo de crise Campanha quer conscientizar população a economizar o pouco que resta de água nos reservatórios (Foto: Divulgação The Nature Conservancy (TNC))
Campanha quer conscientizar população a economizar o pouco que resta de água nos reservatórios (Foto: Divulgação The Nature Conservancy (TNC))
Ação da The Nature Conservancy quer ajudar a preservar os reservatórios.

Campanha viral aposta no humor para conscientizar a população.


Ao estacionar seu veículo imundo em um lava-rápido, o motorista é surpreendido por uma linda mulher, funcionária do estabelecimento. Munida de roupas minúsculas, a jovem sensualiza enquanto parece limpar o automóvel. De repente, se afasta e vai embora. Ao sair do carro, o rapaz lê o recado escrito no capô: “Não chove, não lavo.”

O relato descreve as cenas que são exibidas na nova campanha da ONG The Nature Conservancy, lançada nesta quarta-feira (22) na internet para estimular a economia de água em São Paulo. Divulgado no YouTube, o vídeo pede que motoristas deixem de lavar seus carros enquanto a cidade não é agraciada com a chuva.

O viral cômico integra ação encabeçada há um mês pela instituição. O primeiro vídeo, mais informativo, explicava o objetivo da campanha. Segundo Marcelo Moura, diretor de marketing da TNC no Brasil, a ideia é discutir alternativas para minimizar o drama atual, sem questionar politicamente o tema.

“A medida de curto prazo é se sensibilizar e fechar a torneira. Vai ter que cai na moda. Sabemos dos problemas do passado, do que deveria ter sido feito, mas o que queremos é mobilizar a população porque esse é um trabalho de todos neste momento", defende.

A linguagem e o canal são as apostas da ONG para arrematar seguidores e preservar o que resta de água nos reservatórios. “A gente está em um nível tão crítico de reserva e abastecimento, que precisamos de economia. Toda gota é válida. Achamos que través de uma campanha divertida na internet as pessoas vão passar para os seus contatos e vamos conseguir a adesão”, aposta.

Desenvolvida para circular apenas nas mídias digitais, a campanha também pede que as pessoas postem fotos de seus carros sujos na rede social Instagram, utilizando a hashtag #NaoChoveNaoLavo. No site da ação (http://www.naochovenaolavo.com.br), já é possível ver as imagens divulgadas pelos participantes. “Desde o início pensamos em explorar a brincadeira porque é nela que o brasileiro acaba viralizando e conscientemente aderindo", acredita Moura.

O vídeo utiliza estereótipos possivelmente questionáveis – a mulher gostosa, o mecânico machão, o motorista babão – para contar a história e transformá-la, ao final, em uma mensagem surpreendente. O diretor revela que a ONG, até agora, não recebeu críticas negativas. “Está tudo bem. A gente até ficou bem apreensivo se deveria ir por esse caminho, avaliamos todos os riscos, é uma comunicação bem revolucionaria para a instituição", explica.

Criada em 1951 nos EUA, a The Nature Conservancy (TNC) trabalha no mundo todo com o objetivo de proteger a natureza e preservar a vida. A ONG está presente em mais de 35 países. No Brasil desde 1988, desenvolve trabalhos em cinco biomas - Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. Mais informações no site: http://www.tnc.org.br/

Por Lívia Machado - G1 São Paulo
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