NOTÍCIA ANTERIOR
Moradores conheceram unidade móvel da segurança de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Em Mauá, ato rebate privatização da Petrobras e defende pré-sal
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/10/2014 | Cidade
Câmara de Mauá oficializa cassação de Manoel Lopes
Câmara de Mauá oficializa cassação de Manoel Lopes Wanessa diz não saber se integrará situação ou oposição ao prefeito Donisete Braga. Foto: Divulgação
Wanessa diz não saber se integrará situação ou oposição ao prefeito Donisete Braga. Foto: Divulgação
Mesmo assim, Mesa Diretora concede 24 horas para democrata reverter decisão antes de convocar a suplente Wanessa Bomfim

A Câmara de Mauá cassou oficialmente, nesta quarta-feira (22/10), o mandato do vereador Manoel Lopes (DEM). A decisão da Mesa Diretora foi confirmada no Diário Oficial, após determinação do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), mas aguarda prazo de 24 horas a partir da publicação para o democrata reverter o quadro, antes de convocar a primeira suplente da coligação PMDB-PP-DEM da eleição municipal de 2012, Wanessa Bomfim (PMDB).

Manoel teve a cassação do diploma de vereador determinada pelo TRE-SP por abuso de influência do cargo quando disputava a reeleição em 2012. A corte manteve a condenação, proferida em agosto, pelo juiz da 217ª Zona Eleitoral de Mauá, Rodrigo Soares, ao parlamentar. A decisão do magistrado também prevê que o parlamentar fique inelegível até 2020.

O democrata foi denunciado pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) ao TRE-SP pela distribuição de cartas pedindo votos pela reeleição, dentro das dependências da Escola Estadual Marilene de Oliveira Acetto, na Vila Carlina. O documento foi assinado pela esposa e ex-secretária de Educação no governo Leonel Damo (PMDB, 2005-2008) Angela Donatiello Lopes e pela cunhada e diretora da unidade escolar, Jane Donatiello.

Embora oficialize a perda do mandato de Manoel, a Mesa Diretora, com base no artigo 18 da Lei Orgânica do Município, dá prazo de 24 horas para o vereador obter um liminar junto ao TRE-SP para anulação dos efeitos da condenação em âmbito regional, enquanto recorre ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A medida é vista como precaução, antes da convocar a suplente ao cargo.

Wanessa, por sua vez, reclama da burocracia interna do departamento jurídico da Casa. “A Mesa me disse que preciso aguardar, porém, é meio surreal dizer que precisa aguardar 24 horas para (Manoel se) defender, pois ele foi cassado pelo TRE. Acredito que amanhã eles cumpram a lei e que seja comunicada para tomar posse”, disse.

O ABCD MAIOR tentou mais uma vez entrar em contato com Manoel, que não retornou.

Posicionamento – Prestes a assumir a cadeira, Wanessa evitou comentar o posicionamento que adotará no Legislativo mauense. O PMDB municipal é presidido por José Carlos Orosco Júnior, marido da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), opositora ferrenha do prefeito Donisete Braga (PT). Mesmo assim, a suplente não descarta ingressar na base aliada do governo. “Vou me reunir com meu grupo político e avaliar o que é bom para o povo”, pontuou.

Segundo caso – Manoel foi o segundo vereador cassado na atual legislatura (2013-2016). Em junho, TRE-SP anulou o diploma de parlamentar de Ivan Gomes, o Batoré (PRB), por seis votos a zero, pelo processo de infidelidade partidária. O recurso foi movido pela executiva municipal do PP, antigo partido do humorista. Com a decisão, o suplente Adelto Cachorrão (PP) assumiu a cadeira no Legislativo.

Por Bruno Coelho - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.