NOTÍCIA ANTERIOR
Manoel Lopes perde cadeira de vereador
PRÓXIMA NOTÍCIA
Câmara de Mauá oficializa cassação de Manoel Lopes
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/10/2014 | Cidade
Moradores conheceram unidade móvel da segurança de Mauá
Moradores conheceram unidade móvel da segurança de Mauá Foto: Roberto Mourão / PM
Foto: Roberto Mourão / PM
População pode conhecer ônibus para monitoramento e comando de ações de prevenção ao tráfico e criminalidade, nesta quarta-feira (22), adquirido pela SSP de Mauá

Moradores, comerciantes e curiosos puderam visitar, nesta quarta-feira (22), o micro-ônibus do programa federal de combate e monitoramento de ações de prevenção ao tráfico de entorpecentes, criminalidade e violência, adquirido pela Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Mauá e exposta na Praça 22 de Novembro. O veículo também estará disponível à visitação na sexta-feira (24), durante todo o dia.

A unidade móvel possibilita o envio de informações em tempo real à Guarda Civil Municipal e às polícias Civil e Militar, para repressão e investigação aos crimes. Para isso, o veículo, cujo valor é de R$ 833 mil, tem 20 câmeras, computadores e suprimentos, tem comunicação direta com os comandos da GCM e polícias estaduais. A Secretaria também recebeu outros dois veículos e duas motocicletas para fortalecer este trabalho.

A apresentação agradou também aos representantes da Associação Comercial e Industrial de Mauá (Aciam). Em reunião feita na semana passada, os associados manifestaram preocupação com o aumento da criminalidade característica do período de compras de Natal. Para o presidente da Aciam, Luiz Augusto Gonçalves de Almeida, “é um alento para os comerciantes saber que os impostos que estão sendo pagos foram investidos numa ação desta e muito bem aplicados.” Almeida acredita que com o policiamento preventivo o número de crimes na área comercial pode chegar próximo a zero.

O secretário de Segurança Pública, Carlos Wilson Tomaz, considera essencial que a população conheça de perto os equipamentos e saiba melhor como funcionam. “É importante que cada cidadão tenha consciência de que a Prefeitura tem se empenhado nas ações preventivas, buscando recursos federais e aprimorando a capacitação dos agentes de segurança para uma melhor e mais eficiente qualidade na prestação do serviço. A expectativa é que onde o micro-ônibus estiver, seja reduzida a criminalidade em, no mínimo, 50% de todos os tipos de crimes.”

Outro aspecto importante considerado pelo gestor é a integração da GCM com as polícias estaduais. “Isso já acontece em outras operações e será potencializada agregando as funções destes novos equipamentos”, finalizou.

“Isso ajuda a combater o crime, já que lá dentro tudo está sendo monitorado”, definiu a gari moradora do Jardim Oratório, Severina Maria Ramos, que visitou o interior do micro-ônibus. “Isso é muito bom, ajuda a combater o tráfico e não deixa os caras fazerem tudo o que eles querem”, considerou o aposentado Orlando Alves Ribeiro, morador no Jardim Zaíra. Outra que aprovou o equipamento e as estratégias explicadas pelo próprio secretário foi a moradora da Vila Magini, Benedita Maria da Conceição. Para ela, “vai dar muito certo. As mães que têm filhos nas drogas vão adorar isso.”

“Por se tratar de uma base móvel de comando e monitoramento, isso agrega a sensação de segurança à população”, explicou o comandante da GCM, João Carlos Coníagero. Ele esclarece que é um equipamento de primeiro mundo para monitorar todos os locais em que estiver.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.