DATA DA PUBLICAÇÃO 22/10/2014 | Veículos
Airbag com defeito causa ferimento semelhante a ‘'facada’'
Mulher morre após ferimentos no pescoço em acidente de carro.
Ela usava cinto de segurança e os vidros não foram quebrados.
Um acidente de trânsito que teve uma vítima fatal nos Estados Unidos foi investigado primeiramente como homicídio por causa de ferimentos semelhantes a ‘facadas’, segundo reportagem publicada pelo jornal The New York Times nesta terça-feira (21).
No entanto, a apuração policial ligou a morte ao problema em airbags da japonesa Takata, que já causou recall de milhões de veículos no mundo inteiro.
De acordo com a publicação, Hien Tran dirigia um Honda Accord, modelo 2001, quando colidiu de frente com um Dodge em 29 de setembro. Ela usava o cinto de segurança e os vidros não foram quebrados, conforme o relatório investigativo.
O acionamento do airbag defeituoso teria lançado estilhaços de metal em direção ao pescoço da motorista, o que fez a polícia suspeitar de assassinato. A mulher de 51 anos morreu 3 dias depois do acidente.
Depois de décadas separadas, Hien Tran havia emigrado do Vietnã aos Estados Unidos em 2012 para rever a irmã Tina, que está no país desde 1983.
Uma semana após a morte, a família recebeu uma carta da fabricante do veículo alertando sobre o problema no airbag. Segundo a Honda, o Accord de Hien Tran foi chamado para recall em 2009, mas o dono anterior não fez o reparo - ela comprou o veículo usado.
Recall
Cerca de 11 montadoras foram afetadas pela falha da Takata e chamaram aproximadamente 16 milhões de automóveis para troca do componente desde 2008, segundo a agência Reuters. No Brasil, Toyota, Honda e Nissan já convocaram os proprietários.
Nos veículos afetados, a bolsa do lado do motorista pode conter um sistema de enchimento que foi fabricado com uma peça incorreta. Quando ele é acionado, pode explodir com força excessiva e lançar fragmentos de metais no veículo, segundo informaram as montadoras.
De acordo Reuters, a morte de Hien Tran seria a quarta ligada diretamente ao problema no airbag, já o New York Times afirma que é pelo menos a terceira. Um porta-voz da Honda afirmou que ainda não teve a oportunidade de examinar o veículo de Tran, enquanto a Takata disse que vai cooperar com as investigações.
Ela usava cinto de segurança e os vidros não foram quebrados.
Um acidente de trânsito que teve uma vítima fatal nos Estados Unidos foi investigado primeiramente como homicídio por causa de ferimentos semelhantes a ‘facadas’, segundo reportagem publicada pelo jornal The New York Times nesta terça-feira (21).
No entanto, a apuração policial ligou a morte ao problema em airbags da japonesa Takata, que já causou recall de milhões de veículos no mundo inteiro.
De acordo com a publicação, Hien Tran dirigia um Honda Accord, modelo 2001, quando colidiu de frente com um Dodge em 29 de setembro. Ela usava o cinto de segurança e os vidros não foram quebrados, conforme o relatório investigativo.
O acionamento do airbag defeituoso teria lançado estilhaços de metal em direção ao pescoço da motorista, o que fez a polícia suspeitar de assassinato. A mulher de 51 anos morreu 3 dias depois do acidente.
Depois de décadas separadas, Hien Tran havia emigrado do Vietnã aos Estados Unidos em 2012 para rever a irmã Tina, que está no país desde 1983.
Uma semana após a morte, a família recebeu uma carta da fabricante do veículo alertando sobre o problema no airbag. Segundo a Honda, o Accord de Hien Tran foi chamado para recall em 2009, mas o dono anterior não fez o reparo - ela comprou o veículo usado.
Recall
Cerca de 11 montadoras foram afetadas pela falha da Takata e chamaram aproximadamente 16 milhões de automóveis para troca do componente desde 2008, segundo a agência Reuters. No Brasil, Toyota, Honda e Nissan já convocaram os proprietários.
Nos veículos afetados, a bolsa do lado do motorista pode conter um sistema de enchimento que foi fabricado com uma peça incorreta. Quando ele é acionado, pode explodir com força excessiva e lançar fragmentos de metais no veículo, segundo informaram as montadoras.
De acordo Reuters, a morte de Hien Tran seria a quarta ligada diretamente ao problema no airbag, já o New York Times afirma que é pelo menos a terceira. Um porta-voz da Honda afirmou que ainda não teve a oportunidade de examinar o veículo de Tran, enquanto a Takata disse que vai cooperar com as investigações.
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