NOTÍCIA ANTERIOR
Estrela Azul recebe concessão para uso de área pública
PRÓXIMA NOTÍCIA
PMs recolhidos para investigação de crime deixam Corregedoria
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/10/2014 | Cidade
Mauá entrega em dezembro estação que tratará 100% do esgoto coletado
Mauá entrega em dezembro estação que tratará 100% do esgoto coletado Captação de esgoto a céu aberto atenderá moradores de ocupações irregulares que fazem o despejo em galerias pluviais; nova tecnologia será utilizada em 400 imóveis. Foto: Edu Guimarães
Captação de esgoto a céu aberto atenderá moradores de ocupações irregulares que fazem o despejo em galerias pluviais; nova tecnologia será utilizada em 400 imóveis. Foto: Edu Guimarães
Maior dificuldade da universalização do esgotamento sanitário são as ocupações irregulares, onde novas tecnologias serão utilizadas

Mauá deverá entregar em 8 de dezembro deste ano a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) que tratará 100% do esgoto coletado no município a partir de janeiro de 2015. Uma das maiores dificuldades da universalização do esgotamento sanitário são as ocupações irregulares que dependem de obras de urbanização para terem a coleta.

Em vez de depender da urbanização, a Odebrecht Ambiental, concessionária de serviços de saneamento no município, implantará duas tecnologias capazes de coletar e tratar 100% do esgoto nas comunidades: tubulações ferrocimento e captação em tempo seco.

“Queremos despoluir os córregos e rios completamente, mas sem coletar o esgoto das ocupações irregulares isso não seria possível”, analisou Viviane Cristina de Moraes, gerente de Operações da Odebrecht.

A captação de esgoto em tempo seco (a céu aberto) atenderá aqueles moradores de ocupações irregulares que jogam seus esgotos nas galerias pluviais. A tecnologia será realizada em 400 imóveis. “Já fizemos seis das oito obras que serão necessárias na cidade”, revelou Lucas Pereira, analista de redes da Odebrecht.

Paralelo - Já o ferrocimento são canos de PVC (plástico) revestidos com argamassa armada que serão colocados paralelamente às margens dos córregos e rios para afastar os esgotos despejados diretamente pelas casas.

“A primeira obra da cidade foi iniciada agora em outubro e abrange a avenida João Miranda e as travessas Roseli Ferreira e Passaretti, no Jardim Esperança”, explicou Pereira. A tecnologia deverá ser implantada em 3,3 mil imóveis, com investimento de R$ 3 milhões. As intervenções devem durar três anos.

Até o momento, graças ao investimento de R$ 170 milhões que o município realiza para a construção de coletores troncos, interceptores, estações elevatórias e da própria ETE para afastar os esgotos dos rios e córregos, Mauá já conseguiu despoluir 4,8 km de trechos de córregos.



Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.