NOTÍCIA ANTERIOR
Vestibular da Unesp bate recorde de inscritos com 101 mil candidatos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Faculdade de Medicina do ABC oferecerá 110 bolsas sociais no vestibular 2015
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/10/2014 | Educação
Marceneiro de 86 anos cria jogo para ensinar tabuada a crianças
A cada jogo vendido, um é doado para uma entidade beneficente.

'Os olhos das crianças brilham, é uma felicidade', diz Hermenegildo Garcia.


Hermenegildo Garcia Filho nunca perdeu a vontade de criar. Estudou só até o ensino fundamental, mas já foi vendedor, funileiro, gerente de loja, dono de fábrica de brinquedos e marceneiro. Mesmo aos 86 anos, aposentado, não para de trabalhar e fazer a cabeça funcionar. Sua última invenção é um jogo que ensina tabuada para crianças chamado “O X da Questão.” A criação se transformou em um brinquedo comercializado com a seguinte regra: cada unidade vendida garante outra que será doada. Já foram doados 80 jogos e ainda há 280 disponíveis em estoque.

Os jogos fruto de doação são encaminhados para entidades beneficentes. A primeira entrega, de 80 unidades, ocorreu no dia 1º de outubro, em uma associação que atende crianças carentes na cidade de Franca (SP). No evento, chamado de “Dia da Tabuada” as crianças puderam brincar com o jogos.

Sr. Garcia, como é conhecido, atuou 15 anos como marceneiro, seu último ofício. Mora em Osasco, na Grande São Paulo, e além de lidar com madeira, gosta de trabalhar com a técnica de silk screen, em uma máquina que ele próprio montou. As peças da primeira versão de “O X da Questão” foram serigrafadas em papel alumínio.

“Percebia que as crianças não aprendem muito a tabuada e ficavam até constrangidas com isso. Elas são viciadas em calculadora, celular, e no vestibular não pode usar. É um problema. Criei o jogo meio na brincadeira, mas deu certo”, diz Sr. Garcia, que testou o brinquedo com os vizinhos. “Já tenho um bisneto de 5 anos, e quando ele vem me visitar, me fala: ‘biso, vamos jogar O X da Questão?' Os olhos das crianças brilham, para mim é uma dádiva ver uma criança feliz, é uma felicidade trabalhar com isso.”

Para brincar é necessário pelo menos duas pessoas. Uma das crianças tira um ficha onde há uma continha, 8x7, por exemplo, que ela tem de dizer a resposta. O resultado está no verso da ficha e o outro jogador pode ver e conferir se a resposta foi correta.

A lapidação do protótipo do brinquedo, além da criação do nome, layout e embalagem ficou por conta do filho do Sr. Garcia, o publicitário Fábio Tadeu Garcia, de 52 anos. Pai e filho aprimoraram o jogo e criaram uma versão mais fácil para crianças de até 6 anos e outra mais difícil para as de 10 anos. E agora batalham para que o produto seja utilizado como material pedagógico nas escolas.

“Meu pai sempre foi muito criativo, mas quando me falou do jogo achei que fosse só mais uma de suas invenções. Como não tinha muita noção testei com as crianças e elas amaram. Vi que tínhamos um bom produto na mão.” Fábio diz que é empreendedor, puxou o talento do pai de criar coisas, mas já “quebrou a cara umas sete vezes.”

Sr. Garcia diz que a ideia do jogo veio da vontade de ocupar a cabeça fazendo algo útil para alguém. “Eu não quero morrer antes de ter morrido, eu gosto da vida, quero viver. Gosto muito de crianças e pensei que poderia ajudar aos menos as do meu bairro a desenvolver o conhecimento da tabuada.”

Novos jogos
No mês de junho deste ano, “O X da Questão” foi selecionado em um programa de empreendedorismo promovido pelo governo de Minas Gerais. Foi escolhido entre os dez melhores modelos de negócio, entre mais de 1.300 projetos inscritos. Com a verba recebida, a dupla produziu 5 mil unidades – metade para vender e metade para doar, em papel laminado.

Sr. Garcia adianta que outros jogos educativos estão em produção, depois de contemplar a matemática será a vez de um de português e outro de ciências, mas eles ainda precisam ser registrados. “Queremos atingir o ensino fundamental porque a criança está começando a adquirir conhecimento. O projeto é bom, mas as dificuldades são imensas, e apesar da minha idade, eu não tenho pressa.”

As entidades beneficentes interessadas em receber os jogos podem preencher um cadastro no site www.aprendatabuada.com.br. No site, também é possível adquirir o brinquedo pelo preço de R$ 41,90, mais o custo do frete.

Por Vanessa Fajardo - G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.