NOTÍCIA ANTERIOR
Começa a Semana Mundial de Alimentação em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá capacita equipe para elaborar inventário da cobertura de árvores
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/10/2014 | Cidade
Câmara de Mauá aprova novo estatuto e PCCV para GCM
Câmara de Mauá aprova novo estatuto e PCCV para GCM GCM aparece em peso para votação de novo estatuto e PCCV. Foto: Divulgação/PMM
GCM aparece em peso para votação de novo estatuto e PCCV. Foto: Divulgação/PMM
Novo texto garante ampliação de benefícios a guardas e dá respaldo legal para trabalho de investigação e trânsito

A Câmara de Mauá aprovou por unanimidade, em primeira votação nesta terça-feira (14/10), os projetos de lei que tratam da revisão do estatuto da GCM (Guarda Civil Municipal) e PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos) para categoria. Guardas e representantes do Sindserv (Sindicato dos Servidores Público) do município acompanharam a sessão.

O novo texto do estatuto da GCM à classe papel mais próximo ao exercido pela Polícia Militar, tendo respaldo legal para colaborar com os órgãos de Segurança Pública em ações conjuntas e contribuir para a pacificação de conflitos. Por meio de convênio com departamentos de trânsito estadual ou municipal, os guardas poderão fiscalizar os veículos e expedir multas. A medida está prevista no Estatuto Geral das Guardas Municipais, sancionado pela presidente Dilma Rousseff (PT) em agosto.

Também consta na nova redação a gratificação de risco de vida no valor de 30% sobre o salário dos guardas. O governo do prefeito Donisete Braga (PT) tem perspectiva de aumento de R$ 1 milhão anual de gastos com GCM após a regulamentação do benefício, concedido por Dilma em 2012, pela lei 12.740, que altera o artigo 193 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

O projeto também estabelece ampliação do adicional noturno de seis para oito horas trabalhadas e garante que o comando da GCM esteja sob tutela de um guarda, e não mais por um comissionado, como ocorre atualmente.

O PCCV foi outra reivindicação da GCM, que estabelece diretrizes para ascensão profissional por meio de processo seletivo interno. “Esse é um pedido antigo da categoria, com conversas desde 2009, e Mauá é a primeira cidade do ABCD a ter esse plano para os guardas municipais”, pontuou o vereador Rômulo Fernandes (PT).

Por Bruno Coelho - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.