NOTÍCIA ANTERIOR
Curso de Medicina tem apoio de Chioro
PRÓXIMA NOTÍCIA
6º Samba na Paineira acontece neste domingo (28)
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/09/2014 | Cidade
Aulas de Medicina em Mauá e São Bernardo começam em 2015
Aulas de Medicina em Mauá e São Bernardo começam em 2015 Ministro da Saúde, Arthur Chioro, esteve em São Bernardo onde entregou com o prefeito Luiz Marinho reforma e ampliação da UBS Caminho do Mar. Foto: Rodrigo Pinto
Ministro da Saúde, Arthur Chioro, esteve em São Bernardo onde entregou com o prefeito Luiz Marinho reforma e ampliação da UBS Caminho do Mar. Foto: Rodrigo Pinto
Ministro Arthur Chioro esteve no ABCD nesta terça-feira (23/09), onde assinou termo para abertura dos cursos

As aulas dos cursos de Medicina que serão abertos em São Bernardo e Mauá terão início em 2015. A previsão é do ministro da Saúde, Arthur Chioro, que esteve na Região nesta terça-feira (23/09) para assinar o termo de compromisso que autoriza o funcionamento das faculdades nas duas cidades do ABCD selecionadas pelo governo federal. A medida integra as ações do Programa Mais Médicos, que prevê, entre outras coisas, a expansão da formação médica em todo o País.

Ao todo, 39 municípios receberam aval para a abertura de curso superior em Medicina. O MEC (Ministério da Educação) lançará nos próximos dias edital voltado para as instituições de ensino superior interessadas em ofertar a graduação. O ministro explicou que as faculdades terão que atender a alguns critérios, como comprometimento com projetos de formação de professores, contrapartida para investimento na rede pública de saúde da cidade sede e oferta de bolsas.

“Acredito que a oferta de bolsas pelo ProUni será fator decisivo na escolha da instituição porque permitirá o acesso a estudantes carentes. Eu sou professor de Medicina há 26 anos e nunca tive um aluno negro. Eu não acho isso normal e não tem a ver com a composição da população brasileira, tem a ver com desigualdade”, ressaltou Chioro.

Segundo - Em São Bernardo, este será o segundo curso de Medicina, já que o município firmou em agosto deste ano acordo com a FAM (Faculdade das Américas) para abertura de turma no ano que vem. O ministro salientou que o processo teve início antes da seleção realizada pelo Mais Médicos e que não há problema no fato de a faculdade não ter sede instalada na cidade.

“A sede fica na Capital, mas terá São Bernardo como cenário de prática, o que não é diferente do que já acontece com a Faculdade de Medicina do ABC (situada em Santo André), por exemplo. Além disso, a faculdade já demonstrou interesse de transferir o curso todo para São Bernardo”, afirmou.

UBS - Além da assinatura do termo, Chioro participou em São Bernardo da entrega da reforma e ampliação da UBS (Unidade Básica de Saúde) Caminho do Mar, antiga UBS Mussolini. A novidade ficou por conta do ingresso de duas equipes de saúde bucal na unidade, que tem aproximadamente 22 mil usuários cadastrados.

Foram investidos R$ 2,047 milhões nas obras, incluindo R$ 350 mil de recursos da União. “Estamos implementando um padrão em São Bernardo que um dia será expandido e se tornará referência em todo o País”, destacou o prefeito Luiz Marinho, que anunciou para o próximo sábado (27) a entrega do CEU (Centro Educacional Unificado) Parque Hawai. O evento terá a presença do ministro da Educação, José Henrique Paim.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.