NOTÍCIA ANTERIOR
Alckmin não vê crise de abastecimento de água nas cidades da Região
PRÓXIMA NOTÍCIA
Torneiras vão secar um dia por semana em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/09/2014 | Cidade
Rede se rompe e Mauá fica sem água
Diante da crise hídrica e 24 horas após o anúncio de racionamento em Mauá, que começa a valer a partir de 1º de outubro, litros de água foram desperdiçados na manhã de ontem com o rompimento de uma tubulação na Rua Cineasta Glauber Rocha, próximo à região central. O abastecimento foi interrompido em todos os bairros localizados na Zona Média, atendida pelo Reservatório Magini (como Jardim Itapeva, Macuco, Jardim Mauá e Parque das Américas) e em parte da Zona Baixa, abastecida pelo Reservatório Mauá (Cerqueira Leite, Jardim Zaíra, Jardim Itapark e algumas partes do Centro). Ao todo, 68 bairros estão sem água. Estão previstas para hoje a conclusão dos reparos e a normalização do abastecimento.

O problema surgiu durante a perfuração do subsolo para a implantação de uma rede de coletor tronco de esgoto, obra de responsabilidade da Odebrecht Ambiental. De acordo com a empresa, o fato ocorreu de forma acidental. “Quando fazemos o projeto da obra, mapeamos todas as interferências possíveis, como Eletropaulo, telefonia, gás, adutora de água. Onde tem interferência, desviamos ou avaliamos se dá para fazer. A parte de cima da nossa tubulação estava passando a um metro e dez centímetros da parte de baixo da tubulação da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá). Quando fomos passar a máquina, o tatuzinho, como a gente chama, rompeu a adutora. A Sama está fazendo escavações para identificar o problema e temos uma equipe de soldadores de prontidão para arrumar”, disse o engenheiro da Odebrecht Carlos Galletti pouco depois do incidente.

Segundo ele, a obra naquela região tem sete quilômetros e faltam apenas dois trechos para concluí-la, o que deve acontecer no início de novembro.

Rachaduras no asfalto onde aconteceu o problema avisavam que algo errado estava prestes a acontecer, segundo o aposentado Severino Paulino de Andrade, 57 anos, proprietário de um imóvel em frente. “Ontem (quinta-feira), percebi que o chão estava cedendo. Passo aqui há 30 anos e nunca tinha visto isso.”

Ao longo de todo o dia, técnicos da Odebrecht Ambiental trabalharam em conjunto com funcionários da Sama para fazer os reparos necessários.

O trânsito nos arredores teve de ser desviado. Quem precisou ir ao Centro seguiu pela Avenida Washington Luís. Já quem trafegou pela Avenida Barão de Mauá teve de fazer o contorno perto do Sesi, seguindo pelo contrafluxo da via até o Centro. Agentes de trânsito estiveram no local e placas de sinalização emergenciais foram instaladas para orientar os motoristas.

Por Vanessa de Oliveira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.