NOTÍCIA ANTERIOR
Escola Municipal está com aulas suspensas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sama adota revezamento na distribuição de água
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/09/2014 | Cidade
Mauá ganhará um Polo Avançado da UFABC
Mauá ganhará um Polo Avançado da UFABC A meta é realizar o lançamento do Polo Avançado de Mauá até o começo do ano letivo de 2015. Crédito: Bruno Prado
A meta é realizar o lançamento do Polo Avançado de Mauá até o começo do ano letivo de 2015. Crédito: Bruno Prado
Sede localizada no centro de Mauá abrigará Polo Avançado com mais opções didáticas em 2015

A Prefeitura de Mauá e a Universidade Federal do Grande ABC vão estreitar ainda mais a parceria que resultou na criação da Escola Preparatória da UFABC (EPUFABC) em julho de 2013. A partir do ano que vem, Mauá ganhará um Polo Avançado da Universidade, que oferecerá cursos de informática e idiomas, além de opções de pós-graduação na modalidade à distância e plantões de inovação tecnológica voltada à formação e consultoria para empresas.

A afirmação é do pró-reitor de Extensão da UFABC, Daniel Pansarelli. “A meta é realizar o lançamento do Polo Avançado de Mauá até o começo do ano letivo de 2015”, anunciou Pansarelli.

O Polo Avançado vai funcionar no prédio que acolhe a EPUFABC, na Rua General Osório, 75, Centro. Com instalações amplas e modernas que incluem três salas de aula, sala de convivência, área administrativa, biblioteca, laboratório de informática com 30 computadores, além de salas de apoio espalhadas por três andares que totalizam 1,2 mil m² construídos, o prédio cai como luva para o plano de expansão das atividades da logomarca federal no município.

IGUALDADE DE OPORTUNIDADES
“Criamos a Escola Preparatória para promover a igualdade de oportunidades”, destaca o prefeito Donisete Braga. Outra pré-condição para se candidatar, além da origem na escola pública, é ser morador de Mauá. Em 2013, a EPUFABC ofereceu 160 vagas e neste ano abriu 240 distribuídas em duas turmas nos períodos vespertino e noturno, de acordo com a gestora da UFABC, Elizete Ventura.

“Se meus pais tivessem que pagar o cursinho, teríamos de apertar mais ainda o orçamento doméstico, pois o custo mensal giraria em torno de R$ 400,00. Fazer o curso gratuitamente é um benefício que não tem preço”, destaca a aluna Gabriela de Aquino, 19 anos, moradora do Jardim Paranavaí. Gabriela se prepara para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 8 e 9 de novembro, com objetivo de ingressar no curso de Química da UFABC.

“A relação mais próxima com os professores é um dos pontos positivos. Eles são jovens e têm foco voltado aos resultados”, aponta Oscar Félix da Silva, referindo-se ao corpo docente formado por monitores da UFABC. Com 17 anos, Oscar atualmente cursa o ensino médio público além da EPUFABC. Seu objetivo com o Enem é ingressar no curso de Relações Institucionais na UFABC ou UNIFESP.

“Aqui os professores dão aulas voltadas aos conteúdos do Enem. Somente com o ensino médio convencional se torna muito mais difícil ingressar em uma universidade pública”, comenta a estudante Stefanny da Silva, 16 anos, que almeja ingressar no curso de Arquitetura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.