NOTÍCIA ANTERIOR
Unesp abre inscrições para o vestibular 2015 nesta segunda-feira
PRÓXIMA NOTÍCIA
Horta Educativa da Craisa doou 30 toneladas de hortaliças em dez anos
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/09/2014 | Educação
''É como ter um professor só seu'', diz jovem sobre simulado do Enem
Arion, de 22 anos, terminou o ensino médio em 2009 na rede pública de SP.

Ele estuda seis horas por dia na plataforma Geekie Games para o Enem.


O paulista Arion Melkan terminou o ensino médio em 2009 com a ideia de conseguir uma vaga no curso de direito da Universidade de São Paulo (USP). Depois de três tentativas frustradas na Fuvest em 2010, 2011 e 2012, ele ingressou em um curso técnico de informática há cerca de um ano e descobriu outra vocação: a de programador. Agora, o jovem de 22 anos está decidido a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para tentar uma vaga em ciência da computação, e aproveita os recursos da plataforma de estudos Geekie Games, com simulado online, para se preparar para as provas dos dis 8 e 9 de novembro.

Como ainda está terminando seu curso técnico, Arion só tem o período da tarde para estudar. Em casa, ele decidiu seguir o planejamento de estudos da plataforma. "Geralmente eu estudo a partir das 14h até umas 20h, 21h, depende do dia", explicou ele ao G1. "Como eu também tenho alguns livros de cursinho, eu aproveito e dou uma olhada, mas lá na plataforma eu fico muito satisfeito", disse ele.A rotina vai até o sábado, mas o domingo o paulistano que vive na Zona Oeste da Capital procura descansar e ficar longe dos livros.

Arion já saiu da escola há quatro anos, mas diz que achou na internet um jeito de estudar no seu próprio ritmo sem perder a disciplina. "Tem que partir do aluno essa vontade de estudar", explica ele sobre o motivo do seu empenho até agora. Isso nem sempre funcionou para ele, porém. "Eu sempre tinha vontade, aí minha vontade decaía. Dessa vez estou tendo regularidade porque a própria plataforma te chama a atenção. É como ter um professor só seu."

O jovem vestibulando diz que, quando faz os exercícios e erra uma resposta, a plataforma explica de forma didática onde está seu erro. "Eles te mostram a resolução depois, e geralmente é bem explicada." Por isso, segundo ele, é possível seguir estudando sem o auxílio de uma pessoa em carne e osso.

De humanas para exatas
Arion se formou no ensino médio pela rede estadual de ensino. Ele estudou na Escola Estadual Professor Manuel Cidirião Buarque e saiu de lá com o sonho de ser advogado. Sua rotina de estudos atual, porém, está voltada a um novo objetivo: o de um dia ser programador. O plano do jovem é de um dia trabalhar para uma grande empresa na área de tecnologia, como IBM e Google.

"De humanas fui para exatas Minha vida deu uma reviravolta e acabei encontrando o curso que eu quero fazer", explicou ele. "Acabei vendo realmente como era o curso de direito, e a partir do meu [curso] técnico conheci mais a área da informática, principalmente a área de programação, pela qual me identifiquei."

Essa é a segunda vez que o estudante vai fazer o Enem –a primeira foi em 2012, mas na época Arion diz que não dava muita importância à prova do MEC, pois sua prioridade ainda era a Fuvest. Hoje, seu foco mudou "Quero fazer o Enem pra tentar ciência da computação na Federal do Grande ABC [UFABC]."

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.