NOTÍCIA ANTERIOR
Mais de 80% dos alunos do Fies são de famílias carentes
PRÓXIMA NOTÍCIA
Unesp abre inscrições para o vestibular 2015 nesta segunda-feira
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/09/2014 | Educação
Em assembleia, professores da USP decidem manter greve
Com impasse sobre valor do abono salarial, paralisação foi mantida.

Reitoria só deve oferecer proposta após reunião do CO no próximo dia 16.


Os professores da Universidade de São Paulo (USP) em greve desde o fim de maio decidiram, na tarde desta quinta-feira (11), manter a paralisação. Segundo comunicado da Associação dos Docentes da USP (Adusp), a greve foi mantida até pelo menos o dia 22 de setembro. Esse foi o indicativo aprovado pela maioria dos professores reunidos em assembleia nesta quinta.

De acordo com a Adusp, a greve foi mantida porque a reitoria da USP ainda não formalizou uma proposta de abono salarial referente aos meses entre maio e setembro. A proposta de reajuste salarial de 5,2%, pagos em duas parcelas em outubro e janeiro, já foi aprovada.

A assessoria de imprensa da USP afirma que o reitor não tem autoridade para aprovar sozinho o valor do abono, já que a instância máxima decisória da instituição é o Conselho Universitário (CO). Uma reunião já foi convocada para o dia 16 de setembro. O o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP), que mantém reuniões de conciliação entre o Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) e representantes da reitoria, sugeriu na semana passada que a instituição pagasse um abono de 28,6% aos funcionários.

O mesmo valor foi acatado pelas reitorias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). No caso da Unicamp, os servidores (professores e funcionários) votaram nesta quinta a aprovação do valor, e encerraram a greve.

Além da reunião do CO no dia 16, os professores da Adusp também decidiram aguardar a reunião do TRT-SP com o Sintusp e a reitoria, onde serão negociados, além do abono salarial, a questão da reposição das horas não trabalhadas durante a greve.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.