NOTÍCIA ANTERIOR
Aliado de Atila oferece ligação d’água em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá tem fim de semana dedicado ao hip hop
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/09/2014 | Cidade
Medicina desperta interesse em Mauá
Medicina desperta interesse em Mauá Foto: Marina Brandão/DGABC
Foto: Marina Brandão/DGABC
Desde que recebeu aval do MEC (Ministério da Educação) para oferecer curso de Medicina, Mauá já atraiu interesse de pelo menos quatro instituições privadas de ensino do Estado. Conforme explica o prefeito Donisete Braga (PT), a administração foi procurada por representantes das universidades São Judas, Anhanguera, Presbiteriana Mackenzie e do Colégio Renil.

Ainda neste mês o MEC publicará edital de chamamento público para que os centros de ensino pagos apresentem suas propostas para os 39 municípios selecionados no País. A iniciativa, que também contempla São Bernardo, prevê criação de 3.000 vagas de formação dentro do Programa Mais Médicos.

“Agora essa questão é com o MEC. Da nossa parte, a Prefeitura está disposta a estreitar relação com as instituições e o que puder oferecer de estrutura física será disponibilizado”, destaca Donisete. O prefeito ressaltou a existência de rede completa de Saúde municipal, composta por 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), quatro UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), além do Hospital Nardini. “Nossa meta é transformar o Nardini em hospital-escola para fortalecer ainda mais a Saúde municipal.”

Para poder oferecer o curso de Medicina, a instituição de ensino deve apresentar contrapartidas à Prefeitura, como formação para os profissionais da rede de Atenção Básica à Saúde e aquisição de equipamentos, construção ou reforma da estrutura dos serviços de Saúde, pagamento de bolsas de residência médica em programas de Medicina de Família, entre outros. As faculdades também devem fazer parte da rede federal de ensino, ter índice geral de curso igual ou maior que 3, caso existente, ou conceito institucional igual ou maior que 3 para novos cursos.

Na visão do prefeito, a implantação do curso na cidade beneficiará toda a região, tendo em vista que um dos critérios estipulados pelo MEC dentro do Programa Mais Médicos é que os profissionais formados na instituição de ensino credenciada atuem na cidade.

Levantamento do Consórcio Intermunicipal aponta deficit de 3.000 médicos nas redes municipais, estadual e particulares do Grande ABC.

Atualmente, a região conta com duas instituições de ensino que oferecem Medicina – a FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) e a USCS (Universidade Municipal de São Caetano). Anualmente, são 110 formados pela FMABC. Já a USCS abriu o curso no início deste ano, com a oferta de 60 vagas por semestre.

Jardim Itapark é alternativa para Bom Prato

Após o governo do Estado reprovar dois imóveis oferecidos pela Prefeitura de Mauá para instalação de unidade do Bom Prato no Jardim Zaíra, no mês passado, a administração cogita oferecer alternativas na região do Jardim Itapark.

Segundo o prefeito Donisete Braga (PT), a Secretaria de Segurança Alimentar está verificando todos os prédios disponíveis para indicar ao Estado. “Temos vários locais. Estamos avaliando quais imóveis se enquadram e apresentando alternativas”, destaca.
A meta do Executivo é que a unidade, que oferece almoço a R$ 1 e café da manhã a R$ 0,50, seja instalada ainda neste ano.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado, o imóvel deve ter no mínimo 550 m² de área e ser destinada à implantação de restaurante, conforme a Lei de Zoneamento municipal. Na vistoria, são avaliados fatores como fluxo de pessoas, serviços públicos na região e preço da locação.

Estava agendada para ontem reunião entre a Prefeitura e o Estado para a apresentação de outras duas áreas vistoriadas na semana passada, ambas no Jardim Zaíra. No entanto, a agenda foi cancelada e ainda será remarcada. A Prefeitura destacou que o Estado sinalizou a possibilidade de enviar uma equipe até a cidade para avaliar os imóveis listados.

Atualmente, Mauá tem duas unidades de restaurantes populares, ambas do governo federal, uma instalada no Centro e outra na Vila São João.

Por Natália Fernandjes - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.