NOTÍCIA ANTERIOR
Economia de água em SP sobe em agosto, diz Sabesp
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cantareira pode encher em um ano
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/09/2014 | Geral
Com 3,8 km, ciclovia da Paulista abre em meados de 2015
Com 3,8 km, ciclovia da Paulista abre em meados de 2015 Foto: Celso Luiz/DGABC
Foto: Celso Luiz/DGABC
As obras para a construção da ciclovia da Avenida Paulista começam em janeiro e devem durar seis meses, informou nesta terça-feira, 9, o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto. Além da via, a Avenida Bernardino de Campos, que é continuação da Paulista, ganhará o dispositivo no canteiro central, além de receber uma requalificação urbanística no "padrão Paulista", com enterramento da fiação, iluminação reforçada no canteiro central e reforma nas calçadas. Ao todo, esse eixo terá 3,8 km de ciclovias.

De acordo com Tatto, o entorno da Paulista também ganhará ciclovias nos próximos meses, em ruas como Haddock Lobo, Bela Cintra, Frei Caneca, Pamplona, Abílio Soares e Honduras. "A hora que chegar (a ciclovia) na Paulista, no ano que vem, já tem as conexões", afirmou o dirigente. Esses trechos, porém, serão implantados na direita ou na esquerda das vias, no mesmo nível da rua, separadas das faixas dos carros por tachões e balizadores.

Contudo, na Paulista, a ciclovia ficará no canteiro central, que será alargado para 4 metros, 18 centímetros mais alta que as faixas de rolamento dos lados. Os relógios de rua e os tanques com plantas que hoje ocupam esses espaços serão removidos.

No total, as obras do eixo do espigão Paulista-Bernardino de Campos custarão R$ 15 milhões. Durante a execução, uma faixa de rolamento dos carros ficará interditada em cada sentido. Quando a ciclovia estiver inaugurada, cada faixa de automóveis da Paulista (existem três por sentido) passarão a ter 2,8 metros de largura, ante os 3 metros atuais. Já as de ônibus (uma por sentido) serão diminuídas de 3,5 metros para 3,3 metros.

O diretor de Planejamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Tadeu Leite Duarte, diz que a Prefeitura escolherá um desvio de trânsito que impacte o mínimo possível a fluidez. "Quando a obra estiver terminada, a gente apaga (a sinalização horizontal existente) e redistribui esses tamanhos (de faixas)."

No trecho da Paulista entre as Ruas da Consolação e Haddock Lobo, sentido Paraíso, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá suprimir uma faixa de rolamento. "Mas o motorista terá ainda a opção de entrar pela Alameda Santos, ou, para quem vem da Doutor Arnaldo, por baixo. Esse não é um local de grande carregamento de veículos", disse Tatto.

Por Estadão Conteúdo - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.