NOTÍCIA ANTERIOR
Inscrições para o vestibular da Fuvest devem ser feitas até segunda-feira
PRÓXIMA NOTÍCIA
Melhor escola no Ideb tem ensino integral
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/09/2014 | Educação
Jovens criam curso para capacitar alunos de escolas públicas
Jovens criam curso para capacitar alunos de escolas públicas Foto: Orlando Filho/DGABC
Foto: Orlando Filho/DGABC
Auxiliar estudantes da rede pública de ensino a cursar Ensino Médio de qualidade é a intenção de três alunos do colégio Unidade Jardim, em Santo André. Para colocar o desejo em prática, os jovens criaram cursinho pré-vestibulinho que conta com a participação de 65 estudantes matriculados. O projeto participa de concurso cujo prêmio é o direito de se apresentar na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

A ideia nasceu da dificuldade enfrentada na rede pública, lembra o estudante do 3º ano do Ensino Médio Lucca Pitalli, 17 anos. “Estudei em escola estadual até o 1º ano e senti falta desse apoio para prestar provas a fim de tentar bolsa de estudos nas instituições particulares porque sabemos o quanto a estrutura da escola estatal é precária.”

O primeiro a abraçar a causa foi o estudante Dener Luiz Silva, 17, também oriundo da rede pública. “A gente elaborou o projeto pedagógico, o material e os simulados. Fazemos um planejamento semanal”, comenta o jovem, que em 2010 venceu o quadro Soletrando do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo.

A proposta era oferecer apenas 30 vagas por se tratar de iniciativa pioneira. No entanto, os alunos abriram as portas para os 65 estudantes que compareceram ao teste, após ampla divulgação nas unidades de ensino. “Decidimos criar duas turmas. As aulas começaram em junho e vão até o início de novembro”, destaca André Soravassi do Carmo, 17.

O esforço para ministrar as disciplinas e se preparar para o vestibular é resultado de filosofia na qual os três acreditam. “Uma das bases do nosso projeto é a sustentabilidade. Queremos romper esse ciclo e permitir que os alunos tenham condições de mudar seu histórico social”, ressalta Dener.

Na hora de colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula, o trio aposta no diálogo horizontal com os alunos. “Temos uma diferença de idade de apenas quatro anos, então a gente tenta envolvê-los com humor. Todo o recurso utilizado é ofertado pela escola, que nos dá o apoio necessário”, lembra André. No dia a dia, os jovens aproveitam para tirar dúvidas até mesmo sobre o conteúdo da escola. “Costumo dizer que as aulas duram 24 horas por dia. Eles têm meu celular, Facebook”, revela Lucca.

O projeto está em fase de votação pública no concurso promovido pela Universidade Harvard. Passarão para a fase final da competição os cinco vídeos mais votados. O material dos estudantes da região pode ser visto no endereço eletrônico https://www.youtube.com/watch?v=uC4zcRtt2TA.

OPORTUNIDADE

A estudante Giovanna Pereira, 14, do 9º ano da EE Oito de Abril, em Santo André, se interessou pelo cursinho porque acredita que os professores da rede estadual de ensino não conseguem dar seu melhor nas aulas. “Os alunos acabam não deixando o professor passar todo o conteúdo e quem está interessado perde”, diz.

A meta da moradora do Jardim Progresso, em Santo André, é conseguir bolsa de estudos em instituição privada de qualidade para cursar o Ensino Médio e, depois, ingressar em faculdade pública de Direito. “Estou gostando porque aqui, apesar de ser todo mundo jovem, há muita seriedade e compromisso tanto em ensinar quanto em aprender”, garante.

Segundo o aluno do 9º ano do Ensino Fundamental do Externato Tiradentes, em São Caetano, Murilo André Tiroel, 14, é mais fácil aprender em ambiente descontraído e com linguagem familiar aos adolescentes. O jovem está participando da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física e tem propósito de cursar faculdade de Engenharia Mecânica ou Física.

Por Natália Fernandjes - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.