NOTÍCIA ANTERIOR
Sala de Leitura é a nova atividade da EM Carolina Moreira no Jardim Oratório
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá presta homenagem ao profissional de nutrição
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/09/2014 | Cidade
Edital para gestão de resíduos sólidos sai até dezembro em Mauá
Edital para gestão de resíduos sólidos sai até dezembro em Mauá Empresa vencedora de licitação terá de planejar a gestão dos resíduos da cidade, incluindo coleta seletiva e ecopontos. Foto: Andris Bovo
Empresa vencedora de licitação terá de planejar a gestão dos resíduos da cidade, incluindo coleta seletiva e ecopontos. Foto: Andris Bovo
Documento definirá empresa que colocará em prática solução integrada do plano municipal

Em fevereiro de 2015, o contrato com a empresa Lara para coleta e destinação final dos resíduos sólidos de Mauá chegará ao fim. Até lá, a Prefeitura pretende já ter definida qual será a nova empresa que ficará responsável pela gestão integrada dos resíduos na cidade. Atualmente, o município está finalizando o edital. A expectativa é que o documento seja publicado até dezembro.

A empresa vencedora da licitação terá de planejar a gestão dos resíduos da cidade sob a perspectiva do Plano Municipal de Resíduos Sólidos que foi aprovado na Câmara de Mauá em novembro de 2013. O plano, que contempla diretrizes e metas com vista no manejo integrado de resíduos sólidos, é um dos itens do Plano Municipal de Saneamento Básico. “A empresa terá de cumprir as metas do plano municipal, que envolve ecopontos, coleta seletiva e o manejo dos resíduos da construção civil”, explicou o secretário de Planejamento Urbano, José Afonso Pereira.

Hoje, o município recicla apenas 1,5% das 9,5 mil toneladas/mês de lixo produzido na cidade. A meta é chegar aos 8% até 2016. Como o documento ainda não está finalizado, ainda não se sabe se o município seguirá os passos de São Bernardo ao firmar uma PPP (Parceria Público-Privada) e ter como a solução final para os rejeitos a incineração com recuperação energética. “Tudo dependerá da solução apresentada e da proposta que ganhar”, destacou.

Parceira - Enquanto aguarda a finalização do edital, a Prefeitura busca outras frentes para pôr em prática a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O município tem uma parceria com a Coopercata (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Mauá) para a implantação da coleta seletiva porta a porta. A ação já funciona no Jardim Guapituba e região central. A cidade ainda possui sete ecopontos que, além de materiais recicláveis, recebem entulho, móveis, óleo de cozinha, lâmpadas, pilhas e baterias.

Além disso, a Administração reestruturou a Política de Limpeza Urbana da cidade com o programa Cidade Limpa, lançado em março de 2013. Conforme a Prefeitura, até julho deste ano, o programa recolheu mais de 4,3 mil toneladas de lixo e entulho por todo o município.

Mauá ainda trabalha em conjunto com a Prefeitura de Santo André, por meio do Convênio de Cooperação Técnica, com o objetivo de disponibilizar informações para estudos de possíveis soluções para destinação final dos resíduos em conjunto entre as duas prefeituras. Por conta das eleições de 2014, atualmente, o processo de discussão está parado e deve ser retomado após o processo eleitoral.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.