NOTÍCIA ANTERIOR
Centrais de Regulação informatizadas aumentam a eficiência
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ameaça de greve de ônibus faz empresário pagar dívida
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/08/2014 | Cidade
''Ônibus da Mulher'' atende 518 pessoas durante passagem por Mauá
''Ônibus da Mulher'' atende 518 pessoas durante passagem por Mauá Foto: Roberto Mourão
Foto: Roberto Mourão
Foram três dias de atividades com o objetivo de conscientizar a população sobre a violência doméstica

A passagem do “Ônibus da Mulher” por Mauá se encerrou na segunda-feira (25) com números expressivos. No total, 518 pessoas registraram passagem pela unidade móvel nos três dias em que esteve na cidade. Foram 83 atendimentos no Jardim Zaíra, no sábado (23), 72 no Jardim Maringá, no domingo (24), e 364 na Praça 22 de Novembro, no Centro, na segunda (25).

A vinda do ônibus foi organizada pelo Grupo de Trabalho Gênero, como parte do conjunto de ações que visam aprimorar a Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, da Secretaria de Política para as Mulheres, do governo federal. A iniciativa marcou ainda o lançamento da Cartilha Regional de Serviços do Grande ABC “Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres”, produzida pelo Consórcio, que reúne conteúdo de orientação sobre a violência contra a mulher, além de endereços atualizados dos serviços existentes em cada município para atendimento e apoio às vítimas.

BALANÇO - O balanço dos atendimentos na passagem do “Ônibus da Mulher” mostra a relevância do trabalho realizado na cidade: das 518 pessoas que passaram pela unidade em Mauá, 444 são mulheres e 74 homens. Desse total, mais de 300 receberam orientações sobre a lei 11.430 (Lei Maria da Penha) e também informações sobre DST/Aids, inclusive com a entrega de preservativos e cartilhas.

O plantão jurídico, que ofereceu informações sobre questões cíveis, atendeu 30 mulheres, e o plantão social e psicológico, 12 mulheres. Houve um encaminhamento à delegacia e também um atendimento a mulher em situação de abrigamento. Seis mulheres obtiveram orientações sobre o serviço do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Além disso, cerca de 40 mulheres que vivem ou viveram situação de violência de gênero deram seus depoimentos ao pessoal da unidade.

Fizeram sucesso durante os três dias as ações com aulas de artesanato, bijuteria, tranças de cabelos e turbantes: 120 mulheres participaram das atividades lúdicas e de beleza. Analee Lopes da Silva, de 20 anos, foi uma das que, atraídas pelo movimento na Praça 22 de Novembro, se aproximaram do ônibus. “Gostei muito. Iniciativas como essa ajudam a conscientizar as mulheres. Muitas ainda têm medo, além de não conhecerem seus direitos”, comentou a jovem, que foi embora com uma bonita trança nos cabelos. “O melhor é que ainda cuidei do visual”, brincou, antes de partir.

“As atividades paralelas foram pensadas justamente para atrair as pessoas. Sabemos que muitas têm medo até de se aproximar quando veem campanhas sobre a violência doméstica. Ao oferecer outras dinâmicas conseguimos trazê-las para perto, orientando sobre os direitos e apresentando todos os equipamentos de que dispomos na cidade para atendê-las”, explicou Sônia Braga, secretária da Cidadania e Ação Social.

Em sua passagem por Mauá, o “Ônibus da Mulher” contou com a participação de 42 pessoas entre técnicos, assistentes sociais, psicólogos, advogados, orientadoras sociais, monitoras, educadoras, professoras e conselheiras, entre outras. A ação foi promovida em conjunto pelas secretarias de Cidadania e Ação Social, Trabalho e Renda, Saúde e Educação, com o apoio das pastas de Planejamento, Mobilidade Urbana, Finanças, Serviços Urbanos e Administração. A previsão é de que a unidade móvel retorne à região no próximo ano.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.