NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitura de Mauá coloca 5.213 trabalhadores no mercado desde 2013
PRÓXIMA NOTÍCIA
''Ônibus da Mulher'' atende 518 pessoas durante passagem por Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/08/2014 | Cidade
Centrais de Regulação informatizadas aumentam a eficiência
Centrais de Regulação informatizadas aumentam a eficiência Com o novo modelo, o médico insere diretamente no sistema eletrônico todas as informações necessárias para informar e qualificar a solicitação. Crédito: Evandro Oliveira
Com o novo modelo, o médico insere diretamente no sistema eletrônico todas as informações necessárias para informar e qualificar a solicitação. Crédito: Evandro Oliveira
Saúde de Mauá agiliza atendimento permitindo ao médico inserir diretamente no sistema eletrônico todas as informações necessárias para informar e qualificar a solicitação

A partir deste mês, todo o trabalho do Complexo Municipal de Regulação da Secretaria de Saúde de Mauá passou a ser informatizado. Entretanto, a implantação do sistema já ocorre há mais tempo e demandou treinamento e qualificação dos profissionais.

A agilidade do sistema é fácil de ser comprovada. Para tanto é necessário compreender como era o procedimento antes da informatização. No caso de um paciente em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que precisava de transferência, antes era necessário o preenchimento de uma ficha e transmissão da mesma via fax para a antiga central de vagas. Por vários motivos, muitas vezes havia necessidade de novos contatos para complementar as informações.

Com o novo modelo, o médico insere diretamente no sistema eletrônico todas as informações necessárias para informar e qualificar a solicitação. Em tempo real os profissionais da Central de Regulação Hospitalar recebem a solicitação e buscam a vaga inicialmente em Mauá, mas, não havendo condições de atender em Mauá, é acionada a Regulação Estadual, que buscará a vaga nos hospitais de referência.

“Desta forma o tempo de resposta foi reduzido drasticamente”, revela Kátia Vital Navarro Watanabe, gestora do Núcleo de Apoio a Gestão. A Central de Regulação conta com médico regulador e enfermeiro 24 horas.

O Complexo Municipal de Regulação é composto pela Central de Regulação de Urgência, Emergência e Hospitalar, mais a Central de Regulação Ambulatorial. Normas Operacionais de Atenção à Saúde (NOAS) estabelecem que a regulação deve estar voltada à disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do usuário, de forma ordenada, equânime e qualificada.

As Centrais de Regulação têm a função de receber as solicitações de atendimento, processar e agendar. Atuam na assistência pré-hospitalar e inter-hospitalar de urgência, internações e também consultas e procedimentos ambulatoriais de média e alta complexidade.

Já a Central de Regulação Ambulatorial faz a marcação de consultas e exames. Antes da informatização todas as guias de solicitação chegavam via malote. Agora, quando o médico de uma UBS solicita um exame ou indica a necessidade de passar por um especialista, esta guia é inserida imediatamente no sistema.

Agilidade - Apenas ao eliminar a tramitação do documento já ocorre um grande ganho de tempo. Para algumas especialidades cuja demanda consegue ser atendida no município, a marcação é imediata. Assim, o usuário consegue sair da UBS com agenda definida para a especialidade solicitada.

Entretanto, quando o serviço é fora da cidade, a solicitação é repassada à regulação estadual usando o sistema CROSS (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde). Todos os encaminhamentos recebem avaliação de profissionais técnicos (médico, enfermeiro e cirurgião-dentista). Para implantação do sistema foi necessária a reavaliação de cerca de 16 mil guias de 2012 e 2013. Todas que foram confirmadas estão inseridas no novo sistema. Esta nova metodologia de trabalho faz parte da almejada informatização da saúde, que já utiliza recursos tecnológicos em várias áreas.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.