NOTÍCIA ANTERIOR
Rede de Educação de Mauá oferece 573 vagas na EJA
PRÓXIMA NOTÍCIA
Centrais de Regulação informatizadas aumentam a eficiência
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/08/2014 | Cidade
Prefeitura de Mauá coloca 5.213 trabalhadores no mercado desde 2013
Balanço municipal aponta ainda quatro mil formados em cursos de qualificação

Balanço recém-divulgado pela Secretaria de Trabalho e Renda mostra que, nos 20 meses contados a partir de janeiro de 2013, a Prefeitura de Mauá inseriu 5.213 candidatos no mercado de trabalho. Além disso, o programa Qualifica Mauá proporcionou cursos gratuitos de qualificação profissional a quatro mil pessoas – e outros 873 alunos estão atualmente matriculados em 40 cursos de áreas como construção civil, comércio e serviços, administração, alimentação, turismo, entre outras.

“A empregabilidade da população é uma das nossas prioridades na área de desenvolvimento econômico”, afirma o prefeito Donisete Braga. Realizado em parceria com entidades, empresas e com suporte financeiro do Governo Federal, o Qualifica Mauá oferta cursos gratuitos de, em média, 160 horas, ou dois meses de duração com aulas diárias.

Tais cursos são definidos de acordo com demandas existentes, o que explica a inserção de mais de cinco mil trabalhadores em empresas da região e de São Paulo, além dos que estão atuando como prestadores de serviços. Exemplo disso são as 400 vagas para os cursos técnicos de Enfermagem e Segurança do Trabalho oferecidas em parceira com o Colégio Renil por meio do Pronatec. Outro exemplo são os cursos “sob medida” de eletricista industrial, soldador e caldeireira formatados em parceria com empresas do Polo Petroquímico de Capuava.

ESCOLA PREPARATÓRIA - Também fazem parte dos esforços pela formação com vista na qualificação para o trabalho a criação da Escola Preparatória da Universidade Federal do Grande ABC e os esforços em torno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A EPUFABC foi criada em 2013 com objetivo de democratizar as oportunidades de acesso ao ensino superior gratuito. Teve início com 160 alunos e neste ano inscreveu 240 estudantes.

INSTITUTO FEDERAL - Mais recentemente Mauá garantiu a instalação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. O Instituto deverá entrar em operação em 2015, em prédio municipal de 2,5 mil m² de área construída na Vila Bocaina.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.