NOTÍCIA ANTERIOR
Ensino médio em SP tem pior nível em 6 anos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Conselho da USP adia decisão de desvincular o Hospital Universitário
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/08/2014 | Educação
Faeco anuncia curso de Gestão Pública
 Faeco anuncia curso de Gestão Pública Foto: Andréa Iseki/DGABC
Foto: Andréa Iseki/DGABC
A primeira escola de Ensino Superior do Grande ABC completa 60 anos de história hoje. Para comemorar a data, a Faeco (Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas) do Centro Universitário da Fundação Santo André anuncia a oferta de novo curso para o vestibular 2015. Trata-se da graduação em Gestão Pública, direcionada a formação de profissionais do setor público.

Conforme explica o diretor da Faeco, Moacir Xavier, serão disponibilizadas 140 vagas, sendo 70 no período matutino e 70 no vespertino. “Nossa proposta é oferecer formação sobre a legislação referente a orçamentos, licitações e demais atividades correspondentes a esse profissional, que geralmente cursa Administração”, destaca.

Atualmente, a faculdade conta com 2.000 alunos matriculados em seus quatro bacharelados – Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração e Relações Internacionais – e dois cursos de formação superior técnica – Logística e Gestão de Qualidade. Formou cerca de 12 mil profissionais durante todos estes anos.

Xavier lembra que a Faeco recebeu autorização para funcionar em 1954, onde hoje está instalada a Etec (Escola Técnica) Júlio de Mesquita, no Centro de Santo André. Apenas em 1962 foi criada a Fundação Santo André e, posteriormente, as demais faculdades: Fafil (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) e Faeng (Faculdade de Engenharia Celso Daniel).

“Estávamos observando o início do processo de industrialização no Grande ABC no começo dos anos 1950, então, havia carência de mão de obra para a parte administrativa das montadoras e demais empresas instaladas na região”, contextualiza o diretor da Faeco. A criação do curso foi preocupação do professor Nelson Zanotti, que exerceu cargo de secretário-geral do conselho de desenvolvimento do município e diretor e professor da faculdade.

A faculdade mantém seu objetivo inicial de formar profissionais e também cidadãos capazes de colaborar com o processo de transformação da sociedade sem deixar de acompanhar a evolução da tecnologia e as demandas do mecado, considera Xavier. “O perfil do egresso vai mudando e mantemos nossa missão de transformar pessoas por meio da Educação”, diz.

As comemorações pelos 60 anos da instituição de ensino serão realizadas durante toda a semana, já que agosto é considerado o mês do economista. Hoje, às 10h, está agendada entronização de bandeira, com a participação do prefeito Carlos Grana (PT) e demais autoridades da Fundação Santo André. Já às 20h haverá sessão solene com culto ecumênico.

Na quarta-feira será realizada noite cultural, com exibição de dança de salão a partir das 19h30 e encontro musical às 21h. Quinta-feira haverá a inauguração da exposição Memórias e Histórias, às 19h30. No sábado, às 9h, a instituição programou homenagem aos melhores alunos de 2013, com entrega de certificados.


Por Natália Fernandjes - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.