NOTÍCIA ANTERIOR
ABC apreensivo com o polo petroquímico
PRÓXIMA NOTÍCIA
São Caetano fica novamente sem água neste sábado
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/08/2014 | Setecidades
Polícia prende 39 durante operação em 4 municípios
Polícia prende 39 durante operação em 4 municípios Foto: Orlando Filho/DGABC
Foto: Orlando Filho/DGABC
Policiais civis da Delegacia Seccional de Santo André, responsável por Santo André, Mauá Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, prenderam 39 pessoas ontem durante a Operação 120 Dias. A ação começou às 6h e foi até a meia-noite. Estiveram envolvidos 126 agentes e 53 viaturas.

De acordo com o balanço da Polícia Civil fornecido até o fechamento desta edição, 18 pessoas foram presas em flagrante, 18 por mandados de prisão, duas foram recapturadas e uma foi presa por termo circunstanciado, que é um crime de menor potencial ofensivo.

Além disso, dois menores foram apreendidos, sendo um em flagrante e outro por mandado de apreensão. Foram 17 veículos apreendidos e nove recuperados. Duas armas de fogo foram apreendidas, sendo elas uma metralhadora de fabricação artesanal, com possibilidade de disparar 30 tiros por vez (leia mais abaixo), e uma pistola.

Entre as drogas encontradas estão 583 gramas de maconha, 524 gramas de cocaína e 69 gramas de crack. Além disso foram apreendidos 5.703 objetos, incluindo produtos vencidos, CDs, celulares e fios de cobre.

Esta é a terceira ação da operação, que foi iniciada há cerca de um mês. Na primeira foram presas 32 pessoas e na segunda, 75, totalizando 146 pessoas somando os números desta última ação.

Conforme explicou o delegado seccional de Santo André, Luiz Carlos do Carmo, o principal objetivo da operação foi o combate ao tráfico de drogas e entorpecentes, além de crimes como roubo de veículos. “Primeiramente, fazemos todo o serviço de inteligência, mapeamos os pontos de tráfico e, na sequência, realizamos os flagrantes. Em relação aos mandados de prisão que estamos cumprindo, os enfoques são roubo, roubo de veículos, latrocínios e homicídios”, explicou.

Também estão sendo investigadas pessoas que tiveram envolvimento com esses crimes anteriormente. “Estamos checando nessa região, todas as pessoas que já participaram de algum crime, tanto as que estão em regime aberto, semi aberto e condicional. Estamos mapeando esses indivíduos para verificar o que estão fazendo e se eles realmente estão cumprindo as condições da pena”, disse.

Para o delegado, esse processo é crucial. “Segundo os dados, 70% dos presos na operação são reincidentes. Então, existe uma grande possibilidade de as pessoas que estão se envolvendo em crimes terem passagem pela polícia.”

Além de toda a investigação, os agentes também estão utilizando levantamento dos registros digitais de ocorrência, da ficha criminal, Infocrim (Informações Criteriosas Municipais) e também pela rede Infoseg.

“O Infoseg é um sistema que disponibiliza informações em nível nacional desses presos, ou seja, se eles tem mandados de prisão em outros Estados. Porque, às vezes, a pessoa está aqui e não tem mandado de São Paulo, mas esse sistema ajuda a saber se ela cometeu crime em outro lugar. Acontece muito de tirar outro RG no Estado e, quando vamos pesquisar, não tem registro, então o sistema ajuda nisso.”

Os 39 suspeitos foram levados temporariamente para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Santo André. A operação tem a duração de 120 dias, durante os quais serão realizadas outras ações.

Por Yara Ferraz - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.