NOTÍCIA ANTERIOR
Câmara de Mauá adia projeto por novas vagas no Consórcio
PRÓXIMA NOTÍCIA
Programa Cidade Limpa volta à região 8 em Mauá nesta quinta
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/08/2014 | Cidade
Programa Social de Mauá recebe prêmio Vivência Social 2014
Programa Social de Mauá recebe prêmio Vivência Social 2014 Foto: Gil Sobrinho
Foto: Gil Sobrinho
Cuidar de Quem Cuida, programa da Secretaria de Cidadania e Ação Social, voltado aos servidores da assistência social, é reconhecido em fórum em Salvador

O programa Cuidar de Quem Cuida, desenvolvido pela Secretaria de Cidadania e Ação Social da Prefeitura de Mauá, recebeu recentemente o prêmio Vivência Social 2014, dentro do 2º Fórum Nacional Sustentável para Secretarias de Assistência Social, realizado em Salvador. O programa mauaense, inédito no Brasil, tem o objetivo de atender as equipes que trabalham na área social da secretaria com ações que estimulem a integração, o respeito mútuo, a convivência pacífica, a solidariedade e a cooperação.

“No início de 2013, quando assumimos a secretaria, observamos um grande número de pedidos de afastamentos dos servidores, notadamente do pessoal que trabalhava diretamente com a população em situação de vulnerabilidade. Desenvolvemos o Cuidar de Quem Cuida como forma de atender ao pessoal interno da secretaria, oferecendo suporte e ajudando-os a conquistar uma maior qualidade no trabalho”, explica Sônia Braga, secretária de Cidadania e Ação Social.

Os afastamentos frequentes de pessoal não são aleatórios, e sim um dos sintomas de um mal que já foi diagnosticado em muitos servidores da área social e da saúde: a síndrome de burnout. A partir da constatação do problema – que foi inclusive tema de trabalho de pós-graduação de Sandra de Souza, assessora especial da secretaria - foi desenvolvido o programa com o objetivo de atacar a angústia no trabalho, ajudando a despertar a criatividade dos servidores. “Fortalecendo os indivíduos, consequentemente fortalecemos as equipes, e o trabalho flui melhor”, considera Sandra de Souza.

Desde que foi apresentado, em agosto de 2013, o programa já realizou diversas atividades com dinâmicas bimestrais dentro da secretaria, contribuindo para a redução no número de afastamentos do trabalho. “Mais do que isso, o Cuidar de Quem Cuida tem ajudado a elevar a autoestima dos servidores, o que acaba se refletindo da qualidade do trabalho que oferecemos à população”, destaca Sônia Braga.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.