NOTÍCIA ANTERIOR
CPTR de Mauá promove palestra para gestores de RH
PRÓXIMA NOTÍCIA
2º Encontro de Cultura Urbana movimenta Mauá no fim de semana
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/08/2014 | Cidade
Feirantes recebem capacitação para manipulação de alimentos
Feirantes recebem capacitação para manipulação de alimentos O curso é totalmente gratuito e passou a ser uma exigência legal para renovação da permissão para atuação nas feiras livres. Crédito: Roberto Mourão
O curso é totalmente gratuito e passou a ser uma exigência legal para renovação da permissão para atuação nas feiras livres. Crédito: Roberto Mourão
Os permissionários das feiras livres de Mauá que trabalham com alimentos passaram a ser qualificados por meio do curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos.

A ação trata-se de um trabalho conjunto entre Secretaria de Segurança Alimentar, setor de fiscalização de feiras livres e departamento de vigilância sanitária da Secretaria de Saúde. Os cursos, de 4 horas de duração, começaram na última semana e acontecerão sempre às segundas-feiras, por ser o único dia da semana em que as feiras não funcionam. Divididos em 10 turmas serão 270 participantes entre permissionários e seus funcionários.

O curso é totalmente gratuito e passou a ser uma exigência legal para renovação da permissão para atuação nas feiras livres. “Pensando em garantir a qualidade dos produtos alimentícios disponibilizados nas feiras entendemos que o treinamento oferecido pela Vigilância Sanitária é fundamental,” explica Carlos Gomes, do setor de fiscalização de feiras da Secretaria de Segurança Alimentar.

Participarão do treinamento os permissionários que trabalham com pastel, lanches, doces e salgados, temperos, pescado, aves e miúdos. Após o curso e antes da renovação da licença a Vigilância Sanitária fará inspeção nos locais de venda e também onde os produtos são previamente preparados.

O treinamento oferecido pela Vigilância Sanitária aborda diversos aspectos. “Boas práticas são princípios e regras desenvolvidas para garantir a qualidade por meio de práticas higiênico-sanitárias que visam o oferecimento de alimentos seguros aos consumidores,” explica a veterinária Aline Aparecida da Silva, que ministra os cursos.

Os feirantes estão sendo orientados quanto às práticas de higiene básica, asseio pessoal, recomendação quanto à conservação de alimentos, higiene ambiental e higiene e manutenção de equipamentos e utensílios.

Dentro dos temas principais surgem pequenos detalhes que são importantes para completa observação das normas sanitárias. Um exemplo é a orientação quanto à forma correta de lavagem das mãos, o uso de uniformes e equipamentos de proteção individual e até a temperatura ideal para conservação dos alimentos.

Após o encerramento da etapa de cursos os consumidores notarão algumas mudanças nas feiras. Quem é adepto dos lanches notará que as tradicionais bisnagas com catchup, mostarda e maionese desaparecerão. Em substituição serão utilizados sachês com os molhos, visto que o produto embalado tem maior conservação. Produtos que atualmente são lavados ou descascados na hora, como mandioca e tempero verde, terão de chegar à feira devidamente embalados e prontos para comercialização.

A implantação de Boas Práticas ajuda a reduzir desperdícios e o custo de produção, além de garantir a satisfação dos clientes e criar um ambiente de trabalho mais agradável, limpo e livre de riscos para os manipuladores e para a saúde dos consumidores.

O encerramento dos cursos para os feirantes será com entrega de certificados no dia 13 de outubro em atividade que fará parte da programação da Semana Mundial da Alimentação.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.