NOTÍCIA ANTERIOR
AME Mauá inaugura Centro de Referência em Oftalmologia
PRÓXIMA NOTÍCIA
573 vagas na Educação de Jovens e Adultos de Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/08/2014 | Cidade
Qualifica Mauá forma 1170 trabalhadores para o mercado de trabalho
Qualifica Mauá forma 1170 trabalhadores para o mercado de trabalho Cerimônia sediada no clube Atlético Industrial contou também com a presença de representantes das instituições que ministraram os cursos, além do prefeito e representante do Ministério. Crédito: Evandro Oliveira
Cerimônia sediada no clube Atlético Industrial contou também com a presença de representantes das instituições que ministraram os cursos, além do prefeito e representante do Ministério. Crédito: Evandro Oliveira
Trabalhadores qualificados vão em busca das melhores oportunidades de trabalho e emprego

A noite de quinta-feira (14/08) foi especial para 1170 trabalhadores, que receberam o certificado de conclusão dos cursos de qualificação profissional do programa Qualifica Mauá, em parceria com o governo federal por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A cerimônia, sediada no clube Atlético Industrial, contou também com a presença de representantes das instituições que ministraram os cursos, além do prefeito de Mauá e de representante do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Marcelo Sousa considera a iniciativa do programa Qualifica Mauá criativa e inovadora. “Essa articulação das políticas de qualificação dos trabalhadores de Mauá sob a organização e gestão de um único programa, como no Qualifica Mauá, é criativa e ajuda no desenvolvimento econômico dos trabalhadores e da cidade”, pontuou. “Trata-se de uma oportunidade do trabalhador melhorar sua produtividade por meio dos cursos de qualificação profissional do Pronatec, da gratuidade do Senai e dos cursos próprios do Qualifica Mauá”, finalizou.

Para o prefeito, “o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e há uma grande carência na área de capacitação e cursos de formação dos trabalhadores. Essa iniciativa simboliza uma grande contribuição e oportunidade para os moradores da cidade, e é decisiva. Muitos adolescentes não têm condição de pagar um curso profissionalizante e quando oferecemos cursos como esses, sem dúvida nenhuma estamos possibilitando a sua inserção no mercado de trabalho”, destacou Donisete Braga.

O secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, ressaltou que o objetivo do Qualifica Mauá é melhorar o nível de empregabilidade do trabalhador. “Queremos que os alunos acreditem que essa vitória de hoje é mais uma etapa na carreira profissional, que podem conquistar muito mais”, completou.

A secretária de Cidadania e Ação Social, Sonia Braga, participou da cerimônia e parabenizou alunos e parceiros. Ressaltou os resultados da política integrada em que um serviço é complementado e compartilhado entre duas ou mais secretarias.

REALIZAÇÃO - Profissional autônomo da área de construção civil, Sidnei Francisco dos Santos decidiu aprimorar seus conhecimentos e agregar qualificação aos seus serviços por meio do curso de eletricista predial, do Senai. “Um curso como esse agrega muito, ainda mais para mim que já trabalho no ramo da construção civil”, afirmou. Santos e sua família estão cadastrados no programa Bolsa Família, que faz parte da política integrada do Pronatec.

O eletricista Juares Alves pretende fazer outros cursos. “Já fiz diversos cursos do Qualifica Mauá, são ótimos, agregou muito, e quero continuar me aprimorando, pretendo fazer outros e ampliar meus conhecimentos”, enalteceu.

O jovem Igor Galdino da Silva, com 17 anos de idade, está em busca de uma profissão para realizar seus sonhos de vida. Para isso, se inscreveu no curso de desenhista técnico mecânico. “Eu fiz esse curso do Pronatec, por meio do Qualifica Mauá, para ter condições de ter um bom emprego para ajudar minha família, comprar um carro e realizar outros sonhos”, contou.

A recém formada desenhista mecânica Auda de Nazaré Picanço, moradora do Jardim Estrela e matriculada no EJA, acredita que o curso vai ajudá-la. “Esse curso vai me abrir muitas portas, quero buscar coisas novas, encontrar um bom emprego”, comentou. “Um curso como esse tem grande peso no mercado de trabalho”, concluiu.

RESULTADOS - Desde 2013, o Qualifica Mauá ofereceu 4.840 vagas em 78 cursos de qualificação profissional. Formou 3.844 trabalhadores e firmou parcerias com instituições públicas e privadas de atuação relevante no mercado. Atualmente está com 547 vagas abertas, sendo 400 para cursos técnicos e 147 para cursos profissionalizantes.

Qualificação - Criado pela Prefeitura, o programa Qualifica Mauá tem como objetivo atender pessoas de baixa renda por meio de cursos de qualificação profissional e a intermediação para sua inserção no mercado de trabalho.

Dentro do programa há articulação com outras secretarias para integrar diversos serviços, como a inscrição na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para conclusão da escolaridade, a segurança alimentar, a saúde do trabalhador e a inclusão social.

Na Secretaria de Trabalho e Renda, os serviços também estão conectados. Após a conclusão do curso o trabalhador pode ser encaminhado para oportunidades de emprego por meio do Centro Público de Trabalho e Renda (CPTR) ou receber orientações para produzir sua própria renda por meio da Economia Solidária. Dessa forma, o cidadão é atendido integralmente, em função das necessidades apresentadas.

Há também a parceria entre Prefeitura e governo federal, com cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com instituições do Sistema S, como Senai, Senac e Sest/Senat, além do Instituto Federal de Tecnologia de São Paulo (IFSP).

O atendimento do Qualifica Mauá está localizado dentro do CPTR, na Rua Manoel Pedro Junior, 45, próximo à Praça da Bíblia. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Telefone para contato: 4514-6141.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.