NOTÍCIA ANTERIOR
Alunos da UFABC pedem construção de moradias estudantis
PRÓXIMA NOTÍCIA
Inscrições para bolsas remanescentes do Prouni começam nesta segunda
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/08/2014 | Educação
Desafio de Redação chega à oitava edição
Desafio de Redação chega à oitava edição Foto: Arquivo/DGABC
Foto: Arquivo/DGABC
Chegou a hora de os alunos do Grande ABC colocarem em prática a arte da escrita. O tema da oitava edição do Desafio de Redação será apresentado ao público na terça-feira, em evento no campus Centro da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), na Rua Santo Antônio, 50.

A expectativa para a edição deste ano é alcançar o número de 1 milhão de redações escritas. Em sete anos de concurso, foram contabilizados 970 mil textos elaborados por estudantes das sete cidades do Grande ABC. A aplicação das provas começa no dia 1º de setembro e deve percorrer em torno de 230 escolas da região.

O concurso conta com sete categorias, divididas conforme a faixa etária dos participantes. Os autores das melhores redações levam para casa bicicletas, televisores, notebooks, além do grande prêmio: uma bolsa de estudos integral para graduação de livre escolha na USCS, destinada à melhor redação produzida por aluno do 3º ano do Ensino Médio.

Para o professor e coordenador da Cidap (Coordenadoria de Integração, Desenvolvimento e Apoio Profissional) da universidade, Joaquim Celso Freire, o concurso é importante porque promove o debate de temas que fazem parte do cotidiano da região. “Estimular que o jovem, a escola e as famílias discutam aquilo que interfere diretamente em suas vidas contribui para um melhor entendimento da questão, além de também estimular a busca por alternativas para melhorar o mundo em que vivemos.”

Freire destaca ainda a importância do desafio para a prática da escrita. “As novas tecnologias fazem com que o jovem escreva cada vez menos. As telinhas dizem para a nossa juventude que ela não precisa saber a Língua Portuguesa. Mas, além de ser importante para passar no vestibular, conhecer as formas de colocar as ideias e argumentos no papel é algo importante para a vida.”

Para a coordenadora de Marketing do Diário, Cláudia Zeber, o concurso está no caminho certo. “Trata-se de uma iniciativa que veio para ficar. Nossa expectativa é bater o recorde de textos nesta oitava edição.”

O diretor de Redação Sérgio Vieira destaca que a realização de mais um Desafio mostra o protagonismo do Diário não só no sentido de noticiar os fatos do Grande ABC, mas também de promover o debate de soluções e alternativas para as ações da sociedade. “Ao longo desses anos, quase 1 milhão de jovens escreveram mais e pensaram a respeito de temas importantes para o desenvolvimento regional. O concurso faz o jovem refletir e colocar suas ideias no papel por meio da escrita”, garante.

SÉTIMA EDIÇÃO

No evento do ano passado, a grande vencedora da categoria do 3º ano do Ensino Médio foi a estudante do Sesi 416, de São Bernardo, Grazielli Yara Silva. A jovem produziu o melhor texto com o tema 2020: O que eu posso fazer para mudar o meu mundo? Foram distribuídos outros 58 prêmios para os melhores textos de cada categoria.

O concurso é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS e tem apoio da Ecovias, Hospital Brasil e Positivo.

Por Camila Galvez - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.