NOTÍCIA ANTERIOR
Em Mauá, Padilha mira na falta de policiamento no ABCD
PRÓXIMA NOTÍCIA
Paulo Eugenio participa de caminhada com Padilha e Suplicy em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/07/2014 | Cidade
Mauá dispõe de arsenal para vencer a batalha da qualificação profissional
Mauá dispõe de arsenal para vencer a batalha da qualificação profissional Donisete Braga realiza entrevista coletiva para falar sobre qualificação profissional em Mauá. Crédito: Roberto Mourão
Donisete Braga realiza entrevista coletiva para falar sobre qualificação profissional em Mauá. Crédito: Roberto Mourão
As novas 400 vagas de cursos gratuitos são a ponta de um iceberg de oportunidades já existentes e novidades em preparação

Mauá não poupa esforços no desafio da qualificação da mão de obra para inserção do mercado de trabalho. Com mais de um quarto da população de 450 mil habitantes entre os 14 aos 29 anos, a cidade está oferecendo 400 vagas de cursos técnicos profissionalizantes gratuitos em parceria com o Governo Federal e uma instituição privada. Além disso, avança na viabilização de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e expande tentáculos de parcerias para aumentar a oferta de programas de capacitação no âmbito do Qualifica Mauá.

Tudo isso depois de criar e ampliar a Escola Preparatória da Universidade Federal do Grande ABC (EPUFABC), que teve início no ano passado com 160 alunos e neste ano abriu a segunda turma com 240 estudantes. “Estamos sintonizados com a questão da qualificação como passaporte para a inserção profissional, a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico”, destacou o prefeito Donisete Braga, durante entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira (29). Os secretários de Governo, Edilson de Paula, e Marcelo Lucas, de Trabalho e Renda, também participaram da coletiva de imprensa.

CURSOS GRATUITOS - A oferta de 400 vagas de cursos profissionalizantes gratuitos entre Enfermagem e Segurança do Trabalho foi o principal assunto em pauta. Trata-se de uma oportunidade valiosa para jovens em busca de encaminhamento técnico profissional, viabilizada por meio de parceria entre Governo Federal, Prefeitura de Mauá e Colégio Renil, escola existente há quase 10 anos.

Os dois cursos terão duração de 18 meses e a mensalidade seria de R$ 500,00, segundo cotação de mercado. Isso significa que os beneficiados deixarão de desembolsar perto de R$ 9 mil, de acordo com o diretor comercial do Renil, Paulo Roberto Amianti.

“Segurança do Trabalho e Enfermagem são áreas em ascensão. A primeira pela preocupação crescente com a saúde e o bem estar no ambiente de trabalho. A segunda principalmente pelo fortalecimento do setor no município”, destacou Donisete Braga.

Inscrições podem ser feitas até 20 de agosto na sede do Centro Público de Trabalho e Renda (CPTR), localizado na Rua Manoel Pedro Júnior, 45, próximo à Praça da Bíblia. É preciso ter o Ensino Médio completo. As aulas começam no dia 18 de agosto.

FEDERAL - Os preparativos para receber campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) foi outro tema abordado pelo prefeito. O Projeto de Lei que estabelece o cronograma de ações foi enviado à Câmara Municipal, com previsão de ir à votação nas sessões dos dias 5 e 12 de agosto. Após a aprovação, será firmado o acordo de cooperação técnica para a implantação da escola. A minuta do projeto de lei cedendo o espaço para a implantação da escola já foi protocolada na câmara.

Assim que a matéria for aprovada no Legislativo, estará dado o sinal verde para que o governo federal possa realizar reformas e adequações necessárias no prédio de 2,5 mil metros quadrados de área construída, localizado na Rua Almirante Barroso, 170, Vila Bocaina.

“Áreas química, petroquímica, metalúrgica e relativas à sustentabilidade ambiental estão muito ligadas à nossa realidade e deverão nortear a oferta de cursos, que serão definidos com suporte de audiências públicas”, destacou Donisete Braga. O IFSP deve entrar em funcionamento em 2015.

O chefe do Executivo municipal lembra que não existem limites quando o assunto é ampliar oportunidades profissionalizantes à população e cita que o município já conta com Fatec (Faculdade de Tecnologia) e a Etec (Escola Técnica) em parceria com o governo estadual.

QUALIFICA MAUÁ - As 400 vagas gratuitas de Enfermagem e Segurança do Trabalho não surpreendem quem conhece o Qualifica Mauá, programa municipal permanente que oferece cerca de 40 cursos em áreas como comércio e serviços, construção civil, administração, alimentação, turismo, entre outras.

Os cursos são gratuitos e têm, em média, 160 horas, ou dois meses de duração com aulas diárias. Instituições do chamado Sistema S, como Sesi e Senai, são parceiros habituais dos programas que contam com suporte financeiro do Ministério do Trabalho e Emprego.

Os cursos não são oferecidos ao acaso, mas definidos de acordo com a demanda de mercado existente no território local – muitas vezes em parceria com empresas efetivamente necessitadas de determinado tipo de mão de obra.

Exemplo de cursos “sob medida” são os de eletricista industrial, soldador e caldeireira oferecidos em parceria com a Braskem, Prefeitura de Santo André e Senai. São 242 vagas motivadas pela demanda criada com a tradicional parada de manutenção do Polo Petroquímico de Capuava. Balanço da Secretaria de Trabalho e Renda mostra que em 2013 houve 2.134 concluintes de 40 cursos profissionalizantes.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.