NOTÍCIA ANTERIOR
Carnaval 2015 já está na pauta de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá recebe final brasileira de campeonato de skate
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/07/2014 | Cidade
Mauá investe na capacitação da GCM
Guardas participam de curso de aperfeiçoamento e discutem sobre conduta adequada na rotina de trabalho. Todos os integrantes da corporação participarão das atividades

Uma turma de 20 guardas municipais se reuniu, na manhã desta quarta-feira (23), na sala de Formação da Guarda Civil de Mauá (GCM), para uma aula que teve como tema Abordagem e Conduta do Profissional, que integra a disciplina de Técnica Operacional Comunitária. O tema está incluído na grade curricular preconizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, destinada ao aperfeiçoamento dos agentes.

Os próprios guardas integram o corpo docente com 20 instrutores, já que a corporação tem agentes experientes e muitos com formação superior. A aula foi ministrada pelos guardas Neves e Erionaldo, que se alternaram nas explicações.

As disciplinas do curso incluem Armamento e Tiro; Mediação de Conflito; Legislação Aplicada; Português Instrumental; Educação Física; Ordem Unida; Primeiros Socorros; Defesa Pessoal; Prevenção e Combate à Incêndio; Técnica Operacional Comunitária; Técnica Operacional Escolar; Postura/Disciplina; Técnica Operacional Patrimonial; Estatuto; Gerenciamento de Crise; Regulamento Disciplinar Interno; Uso Progressivo da Força.

Ao debaterem sobre 'fundada suspeita', que é quando uma pessoa apresenta comportamento que causa desconfiança, o instrutor fez recomendações. “Registrem tudo, todas as ocorrências, da forma mais correta. É o que te proporciona mais tranquilidade no serviço que você realiza e respeite seu colega”, finalizou Erionaldo, destacando a importância de honrar a corporação.

Até o final do ano, todos os 217 integrantes participarão do Curso de Aperfeiçoamento Profissional da Guarda Civil Municipal (GCM). O objetivo da Secretaria de Segurança Pública é que todos os profissionais possam se atualizar sobre novas técnicas e os avanços em tecnologias e estratégias para o policiamento comunitário.

O curso de Aperfeiçoamento é anual e tem duração de 80 horas presenciais. É uma exigência da Polícia Federal, em cumprimento ao convênio com a Prefeitura. Para que toda a corporação participe, as turmas serão de até 20 pessoas, com oito horas de aula por dia, sincronizadas com os plantões de trabalho.

NOVOS EQUIPAMENTOS
No dia 4 de julho, a corporação recebeu novas viaturas para atuar no policiamento comunitário da cidade. Foram entregues oito motocicletas, quatro Duster (Renault), seis Spacefox (Volkswagen) e duas Ducatto, sendo uma van e uma base comunitária móvel. Outras duas motos e dois Voyages (Volkswagen) foram incluídos na entrega, provenientes do convênio entre a Prefeitura e Ministério da Justiça, por meio do programa 'Crack, é possível vencer'.

Estas viaturas vão dar suporte ao trabalho integrado que a GCM realiza com as polícias estaduais, Civil e Militar, nas rondas escolares e ambientais, além do suporte ao videomonitoramento eletrônico de segurança, realizados por quase 200 câmeras. A corporação se reveza nos períodos noturno e diurno, em equipes distribuídas em dias pares e ímpares.

Há oito anos, a frota não era renovada. “As viaturas vão facilitar o trabalho dos nossos profissionais nas ações que consolidam as políticas públicas de segurança com inteligência. Isso representa a valorização da equipe”, afirmou Tomaz. Ele citou que a corporação trabalhará em melhores condições já que também foram adquiridos novos uniformes e acessórios. Além disso, foram entregues 200 espargidores e 50 armas não-letais (Spark), com os respectivos coldres, num investimento de R$ 200 mil.

A GCM DE MAUÁ
A Guarda Civil Municipal de Mauá tem 46 anos e é uma das mais antigas do país. O trabalho estatístico norteia as ações desenvolvidas na prevenção e atendimento das ocorrências pela Guarda Civil Municipal e Polícias Civil e Militar, de acordo com o definido no Gabinete de Gestão Integrada Municipal em Segurança Pública (GGIM). O trabalho dos guardas também tem apoio do Sistema de Videomonitoramento Eletrônico, que, no total, soma quase 200 câmeras na cidade. A Secretaria de Segurança Pública e a base da Guarda Civil Municipal estão localizadas à rua Bevenuto Bagnara, 139, no Jardim Zaíra.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.